ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

AS REGRAS SÃO PARA CUMPRIR OU PARA REJEITAR?



Compreendo o incómodo da submissão a regras que não podemos alterar ou controlar quando e do modo que melhor nos convenha, o que para alguns é uma limitação inaceitável à soberania, mas também reconheço o mérito da obrigação de respeitar princípios sem os quais o descalabro financeiro seria inevitável.
Além disso, como poderemos conceber uma união, no caso a União Europeia à qual nos propusemos pertencer, sem regras que todos os que dela fazem parte respeitem?
É, entre outras, o caso do limite do défice financeiro com que os países aderentes à União Europeia se comprometem, segundo regras contabilísticas determinadas.
Todos temos bem presente a mais recente situação de pré-banca rota resultante de gastos excessivos de um governo que levou o país a uma situação de necessidade de um resgate financeiro, o que obrigou a uma contenção severa de gastos e a sacrifícios financeiros pesados que corresponderam à “austeridade” que as circunstâncias tornaram inevitável.
Também sei que ocorrem, por vezes, momentos complicados para os quais soluções especiais muito conviriam, mesmo desrespeitando as regras que lhe sejam aplicáveis.
Mas regras são para cumprir e não vale a pena culpá-las pelos incómodos que possam causar a quem não as cumpra porque qualquer boa gestão sabe que deve evitá-los através de procedimentos adequados e oportunos.
É por isso que as consequências das circunstâncias que os possam causar têm de ser aceites em vez de serem consideradas inaceitáveis seja por qual razão for, sendo a proposta de um plano que as minimize e rapidamente as sane, a única solução aceitável.
Parece-me que estará aqui a diferença entre os modos como as duas facções opostas na Assembleia da República encaram a questão que tem origem no desrespeito de uma regra fundamental da União Europeia, o défice orçamental, uns recusando-a, outros solicitando a não aplicação de sanções a que o não cumprimento dê lugar, com um compromisso de correcção adequada e urgente.
Veremos como será possível compatibilizar estas duas posições.
Logo mais tarde o saberemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário