ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

UKIP OU LEAVE?



Não sei dizer quais serão as consequências de uma possível saída da Grã-Bretanha da União Europeia. Mas algumas terá, com certeza.
Quem perderá ou vai ganhar mais com a saída ou com a continuação, também não faço grande ideia. Apenas sei que a Grã-Bretanha sempre foi como que um caso aparte nesta União mal parida, à qual esta perturbação, seja ela qual for, talvez faça abrir os olhos para os erros que já cometeu e para o quem tem para fazer e não é capaz de fazer.
Não é fácil, decerto, pegar nuns quantos países que, durante séculos, se guerrearam e juntá-los num projecto comum, fazendo desparecer, como que por magia, os ressentimentos e as desconfianças que tanto tempo cimentou.
Creio que as circunstâncias levam muitos a pensar que viver na Europa não será bom, mas viver fora dela será ainda pior.
Mas não será possível prolongar mais esta indecisão que faz da Europa nem carne nem peixe e a deixará cada vez mais para trás.
É preciso repensar este projecto, resgatar as ideias que o geraram, reanimar o sonho que, um dia, quis fazer desta Europa retalhada um espaço de paz e de fraternidade próspera que, infelizmente, nunca conseguiu ser.
Quem sabe se este abanão desperta a Europa para a necessidade de tentar construir melhor o seu futuro?
Depressa o saberemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário