ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 19 de junho de 2016

CESTEIRO QUE FAZ UM CESTO…



Escondem-se as coisas para que mais ninguém as veja. É este o significado de esconder. Não lhe conheço outro.
Mas, para além do acto que, em si mesmo, nada tem de anormal, conta a intenção que pode ser tão simples como tapar um bolo para o proteger das moscas ou das tentações dos gulosos, como não querer que o que se passou na Caixa seja inquerido para se não saber por que razão cada português terá de contribuir com 600 euros para pagar os disparates, os abusos ou, talvez até, a corrupção que alguém fez!
Pelo que tenho ouvido e, sobretudo, pela declaração de Bagão Félix de que “é um processo em que não há inocentes…” e, por isso, seria um atirar de lama que minaria a confiança dos portugueses na banca, há muito para descobrir e mostrar aos que terão de o pagar.
Penso que terá ele dito quase tudo em poucas palavras, que o inquérito irá por a nu os culpados de uma situação que pedirá mais sacrifícios aos portugueses e gastará dinheiro que para tantos é uma fortuna se comparado com o tão pouco que têm.
O “atirar de lama” dependerá de como se faça o inquérito, se para esclarecer se para, simplesmente, culpar, do que não resultaria nada que valesse a pena.
Por isso eu espero que o inquérito seja feito com o nível que deverão demonstrar os representantes de todos nós.
De resto, por que não fazer este se outros parecidos foram feitos? Onde estará a diferença?
O esclarecer para corrigir e até punir será o propósito que defendo porque me parece ter, ainda, o “polvo” muitas pernas escondidas e será preciso cortar-lhas todas, antes que se torne no monstro em que, por outras bandas, se tornou .
E qual será a alternativa que Marcelo e Costa pretendem para o inquérito? Simplesmente fazer as contas e chegar à conclusão, já de todos conhecida, de que alguém fez com o dinheiro da Caixa o que não deveria ter feito? Que alguém mandou fazer com o dinheiro da Caixa o que não deveria ter mandado fazer? Que alguém tem consigo pelo menos uma boa parte do dinheiro que falta na Caixa?
Isso tudo já sabemos porque o lemos e o ouvimos a cada dia que passa.
Agora apenas desejo que fique registado, sem nada esquecer na história que passe à História, para que se saiba quem fez o que a Portugal.
Alguns vão ficar borrados com a lama que lhes caia em cima? Pois que fiquem e alguns deles até serão os que já andam na boca do mundo e até nos cheiram mal quando nos cruzarmos com eles. Outros serão quem já fez outras coisas parecidas e, porventura, terá incentivado esta também porque, como diz o povo “cesteiro que faz um cesto…”.
Eu apenas desejo que não escondam nada porque com o esconder não se resolvem problemas, sobretudo quando se esconde trampa, pois tudo ficará mais limpo e cheirará melhor depois de se limpar.
E também é certo que, se os escondermos, jamais os erros serão a lição com que mais se aprende.
Esclarecidos, os portugueses ficarão mais confiantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário