ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

ATÉ QUANDO SE PODE SUPORTAR O MAL QUE FAZ PELO BEM QUE SABE?



Uma notícia recente dá conta de um estudo científico, publicado no jornal “Nature”, do qual se conclui que morrem, anualmente, mais de três milhões de pessoas, vítimas da excessiva poluição aérea, um número superior às mortes causadas pelos gravíssimos problemas de saúde pública que são o paludismo ou o HIV.
Acrescenta o estudo que, a não serem tomadas medidas rápidas, drásticas e adequadas, o número de casos mortais pode duplicar até 2050, o que corresponde ao brevíssimo horizonte temporal de 33 anos!
Se a esta conclusão juntarmos, mesmo sem apresentar números que, sem dúvida serão mais elevados do que aqueles, as consequências para a saúde humana originadas pela poluição do solo e da água, incluindo a dos oceanos onde os lixos menos biodegradáveis já formam ilhas de milhares de quilómetros quadrados, chegaremos a números assustadores para as vítimas mortais da poluição.
Como nada me diz que as conclusões do estudo publicado pela “Nature” inclua as consequências das alterações climáticas que a poluição aérea acelera e das quais resultarão efeitos ambientais que obrigarão a uma adaptação muito difícil de suportar pela Humanidade, serão ainda muito mais elevados os efeitos negativos do tipo de economia que os gera.
Depois de tudo isto e sem acrescentar outros efeitos para além da “poluição”, os quais não são, de modo algum, desprezáveis, apenas me apetece fazer uma pergunta simples, cuja resposta me não parece difícil:
- se o tipo de economia que adoptamos é o que, a não longo prazo, nos pode matar, como poderemos pensar que é com ela que nos poderemos salvar? 

Sem comentários:

Enviar um comentário