ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O PERIGO NORTE-COREANO



Não tenho quaisquer dúvidas de que a atitude da Coreia do Norte, a de lançar um novo míssil que diz ter capacidade para alcançar os Estados Unidos e para transportar ogivas nucleares, constitui um desafio claro e muito sério que, em meu parecer, vai para além das condições que Ronald Trump esperaria para impor a Kim Jong Un as suas condições para por um fim às experiências nucleares norte-coreanas.
Não haverá conhecimento bastante que confirme ou não as afirmações feitas sobre as anunciadas características do míssil mas, mesmo assim, a situação deve ser considerada como perigosa e difícil de gerir porque também não será fácil de prever o que passará pela cabeça de um jovem prepotente, belicoso, a quem agradam os jogos de guerra que financia com a vida do povo norte-coreano.
Nem consigo imaginar, também, qual possa ser a atitude de Trump, também ele um prepotente impulsivo, que, tudo o indica, não conseguirá das outras grandes potências, a Rússia e a China, o apoio de que necessitaria para por um fim à perigosa aventura belicista norte-coreana.
Acabo de ouvir Putin falar sobre o assunto e dizer que a situação deve ser resolvida pela via negocial, se for ainda possível, como já ouvira de Xi Jinping, presidente da China que tem um ascendente notável sobre o regime norte-coreano, um pedido de calma que, dificilmente, perante os riscos potenciais, poderão ficar sem fazer nada.
Não sei quem dará o primeiro passo ou se o assunto irá ficar em “banho-maria” até algo “inesperado” acontecer, situação a que os norte-americanos já estão habituados com o que aconteceu em Pearl Habour, nas Torres-Gémeas…
Os tempos são outros e os meios em causa muito mais poderosos e, por isso, muito mais graves serão as consequências deste assunto mal tratado há já tempo demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário