ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

DEPOIS DE CASA ROUBADA, TRANCAS NA PORTA…



Há cerca de cinquenta anos fiz a primeira parte do meu curso de oficiais milicianos em Tancos onde, naturalmente, conheci a zona dos paióis, defendida e patrulhada de tal modo que era corrente dizer, entre nós, que aquelas sentinelas eram das que disparavam antes de perguntar quem vem lá!
Não me parece que fosse, então, possível acontecer um assalto aos paióis como o que agora aconteceu. Não, não seria, de todo, possível!
Também naquela altura não passava pela cabeça de alguém que um primeiro ministro fosse preso por suspeição da prática de crimes vários, que polícias fossem presos por crimes como aqueles de que era seu dever defender a sociedade, banqueiros poderosos destituídos, presos, acusados ou suspeitos de práticas criminosas e outras coisas que, infelizmente se vão tornando correntes.
Obter dinheiro seja de que modo for tornou-se prática corrente, deixando para trás todos os bons princípios de conduta social, roubando seja o que for para, depois, ser vendido, seja o destino qual for.
Tal como a um jornalista podem não interessar as consequências do que noticie, seja uma verdade, uma mentira ou uma deturpação, também aos ladrões de armas não interessa saber quantas vidas serão ceifadas em troco do dinheiro por que as venderam.
Parece estar o mundo a tornar-se no inimigo de si próprio, enredado nesta bagunça da quantidade e onde a qualidade não conta, onde o voto de um imbecil tem o mesmo valor do de quem seja um cidadão bem informado.
Por isso chegámos a este ponto de um mundo governado por incapazes gananciosos que só pensam em dinheiro e pouco ou nada naquilo que com ele deveria ser feito.
As preocupações com o dinheiro não deixam tempo para pensar em mais nada.
Que importa que a vida se torne cada vez mais difícil se o que mais importa é atingir, seja de que modo for, um défice baixo que nem mesmo assim, consegue fazer diminuir a dívida!
Por isso não se cuida da segurança dos cidadãos que tanto podem ser vítimas dos incêndios que a falta de cuidados deixa acontecer, como de actos terroristas praticados com armas roubadas de paióis deixados ao Deus dará!
Um Governo responsável proporciona os meios e as condições que permitam garantir a segurança dos cidadãos, em vez de, depois, com lágrimas de crocodilo, chorar as vítimas da sua incúria e gastar rios de dinheiro na reparação dos males que, ao invés do que é seu dever, não previne.
Que sentido faz destituir cinco Coronéis, os comandantes das unidades sediadas em Tancos, se estes têm responsabilidade que os meios de que dispõem não permitem assumir devidamente? Que problema ficou resolvido?
Em pouco tempo, por incúria do Governo que parece só ter olhos para as finanças, morreram largas dezenas de pessoas, centenas de famílias viram as suas vidas destruídas e foram roubadas, dos paióis de Tancos, armas que dão para começar uma pequena guerra!
Agora, uma Comissão especializada vai estudar a segurança nas matas e a segurança dos paióis regressará aos anos 1980!


Sem comentários:

Enviar um comentário