ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 16 de julho de 2017

ESTÁ TUDO BEM! O DÉFICE É MENOR, O DESEMPREGO TAMBÉM, MAS......



(O incêndio de Pedrógão visto do Espaço - NASA)

O tempo vai passando e não se calam as vozes que criticam o modo como estão a ser tratadas as questões de falta de segurança em Portugal que a tragédia dos incêndios florestais de Pedrógão Grande e do furto de armamento em Tancos puseram a nu.
Primeiro a confiança transmitida, quer pelo Presidente da República quer pelo Primeiro-Ministro, quanto às atitudes e aos meios que estavam a ser utilizados que não foram, ao contrário do que consideraram ser, os mais adequados às circunstâncias.
Depois, a rapidez da determinação “exacta” da causa do incêndio, o que deu uma sensação de falso sossego mas que, afinal, não resultou de um raio que não aconteceu, mas que a acontecer até teria sido posterior ao início do incêndio!
Perante a hipótese de o incêndio ter origem criminosa, foram avançadas hipóteses fantasmagóricas como a possibilidade da formação de um arco voltaico que, em conjunto com uma dinâmica atmosférica invulgar e não detectada, também, por quaisquer serviços especializados, seriam as causas da evolução rápida da invulgar, inevitável e mortífera tragédia.
E como se não bastassem os danos de toda a ordem que o incêndio causou, a solidariedade para com os que tudo ou quase tudo perderam espera fechada em tendas ou em contas bancárias de várias entidades, sem que cumpra o urgentíssimo fim a que se destina, com a celeridade que o pêso da desgraça acontecida exige.
Pelas atitudes e pela tranquilidade que aparenta, para o Governo o mau tempo terá passado, bastando que o continue a ser para aqueles “de quem menos se fala”, como diz o Presidente, e em quem menos se pensa, como as circunstâncias mostram.
E como se tudo isto não bastasse, acontece (?) o assalto aos paióis de Tancos, de onde saiu (ou não saiu?) armamento com o qual, dizia-se, se poderia começar uma pequena guerra que, podemos estar tranquilos, jamais seria dentro do nosso pacato país, mas que, afinal, não teria sido mais do que material destinado a ser abatido à carga e não valeria mais do que cerca de 30.000 euros!
É surpreendente como, mal as coisas começam, logo os juízos estão prontos, os quais, por razões de circunstância são os mais tranquilizadores
Surpreendeu-me a rapidez inconsciente com que, em qualquer dos casos se procurou serenar os juízos que se pudessem fazer sobre o que acontecia, mas não me surpreende a confusão que as explicações dadas acabaram por criar, ainda sem qualquer certeza acerca do que, na realidade, tenha acontecido e por que razão.
Está provado que estas questões da maior importância para a segurança dos cidadãos “de quem menos se fala”, os que, longe da alta finança apenas procuram viver, tranquilos, o seu dia a dia, é aquilo que, aos políticos, menos dores de cabeça causa, porque a guerra do défice, essa continua, tal como o défice de atenção que se presta ao que, de mais importante, neste país acontece!
E como é habitual, seja qual for o governo, a culpa é do anterior.


Sem comentários:

Enviar um comentário