ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 22 de julho de 2017

E POR FALAR EM RACISMO…



Está na moda falar em racismo, talvez porque um candidato à presidência da CM de Loures resolver falar de ciganos que vivem à custa de subsídios estatais.
Logo os falsos puritanos deste país levantaram as suas vozes contra esta descriminação intolerável, a ponto de um dos partidos que apoiavam o tal candidato lhe retirar a confiança.
Não ouvi o discurso “xenófobo” como se diz que foi e até terá sido. Por isso é reprovável.
Mas quantos mais, não ciganos, recebem os mesmos subsídios do Estado, passam o dia sem nada fazer porque “quando se levantam já têm o dia ganho”?
Então o discurso foi discriminatório. Não referiu um tema importante numa sociedade que os subsídios, concedidos por isto e por aquilo e sem contrapartidas, a muita gente que tornaram preguiçosa e, por isso inútil.
Esse, sim, deveria ter sido o tema que não deveria ter restringido aos ciganos.
Por isso, foi racista e preconceituoso também.
Porém o “racismo” que está na moda e faz muitos hipócritas reagir apenas para dar nas vistas, é aquele que, dizem, envolveu 18 polícias de uma esquadra que terão maltratado uns quantos rapazes daquele bairro “pacífico” que se chama a Cova da Moura.
Mas quem querem enganar esses senhores que nunca tiveram a seu cargo tarefas como as desses polícias que, com razão como factos o provam, temem pela vida quando entram nesse bairro onde os desacatos são frequentes, alguns são assassinados e outros maltratados?
Será uma tarefa fácil a desses polícias?
A pressão a que estão constantemente submetidos permitir-lhes-á manter a calma e o discernimento quando certas coisas acontecem?
Todos sabemos que, por vezes, pequenas coisas, até coisas menores, podem despoletar atitudes de raiva, sobre brancos ou negros, das quais, depois mais seremos, nos arrependemos.
A Cova da Moura não é um bairro qualquer. É um bairro altamente problemático e como tal deve ser tratado.
Mas mantém-se há tanto tempo que, pelas suas características tão especiais, me não admiraria que fosse proposto para património da Humanidade!
Não serão as iniciativas locais generosas e muito meritórias, decerto, que resolverão os problemas que, dia a dia, ali acontecem e deixam os nervos em franja a quem tenha de lidar com eles. A solução tem de ser outra!
Não deveriam ter uma formação especial os polícias a quem compete manter a ordem nessa zona e não deveriam ser periodicamente substituídos, assim evitando situações e estados de espírito que, naturalmente, podem facilmente conduzir a excessos?
E, finalmente, como é possível continuar a haver zonas onde eu não passearia à vontade, tal como o faço no meu bairro, e onde a polícia constantemente tem problemas que a desgastam ao ponto de não saber lidar com eles ou desenvolver más vontades que a saturação mais aumenta?
Depois, os “sábios deste país”, quase sempre os mesmos, falam, em magnas assembleias, de situações que nunca viveram, de relacionamentos que nunca tiveram e afirmam Portugal como um país ultra-racista, de um racismo branco que, jamais o entenderam, é nada perante aquele que muitos negros nutrem pelos brancos.
Não será deste modo hipócrita que o problema da Cova da Moura ou do racismo em geral alguma vez será resolvido.

5 comentários:

  1. A minha pergunta não tem nada a ver com este assunto... Por onde anda o Blogue de Manteigas? Era tão belo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será do "blogue dos Manteigas" que fala. Será do "manteigasemimagens"? Qual

      Eliminar
  2. "manteigasemimagens" Andava à procura da Serra da Estrela e encontrei esse blogue! Adorei as imagens. Depois notei que não existiam publicações recentes... Fiquei com pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me não são tão fáceis as deslocações à serra como o eram antes. Mas procurarei ainda publicar um outra fase que espero que lhe agrade também!

      Eliminar
  3. Não se preocupe; tenho andado a passear pelo blogue de Manteigas e existe ali um imenso acervo de belas imagens e textos. Talvez não mostrem tudo, mas o essencial está lá.

    ResponderEliminar