ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

EMBRULHADAS



Tanto tempo depois das grandes embrulhadas que foram a tragédia de Pedrógão e o “assalto” aos paióis de Tancos, não se desfizeram ainda as confusões que provocaram, antes deram testemunho da pouca atenção que os governantes prestam àqueles aspectos que alindam as estatísticas com que pretendem demonstrar o sucesso da sua governação.
É espantado e preocupado que fico a saber que a ajuda da União Europeia relativa aos incêndios de Pedrógão ainda não foi prestada porque ainda não foi pedida!
Neste país onde a solidariedade dos cidadãos, uma vez mais, não tardou a prestar o seu auxílio aos que a tragédia não poupou, o Governo parece continuar alheio, depois de se ter mostrado bem, enquanto vidas se perdiam e bens eram devorados pelas chamas.
Não é, ainda, oportuno recorrer à solidariedade europeia? Sei lá como pensam estas criaturas a quem o poder torna mesquinhas e ambiciosas, insensíveis ao sofrimento de centenas de cidadãos que viram as suas vidas destruídas, talvez mais preocupadas em negociar se as ajudas vão ou não afectar o défice do que a minorar o sofrimento de quem perdeu tudo ou quase tudo!
Também o “assalto” aos paióis de Tancos continua a ser uma história sem pés nem cabeça que só pode convencer os tolos ou os distraídos, sobretudo depois daquela infeliz declaração final de uma prolongada reunião entre o Governo e a Chefia das Forças Armadas que, essa sim, foi um autêntico “soco no estômago” de quem a escutou.
Gostei de ouvir o Major (Coronel?) Vasco Lourenço nos comentários que fez sobre esta tragi-comédia que, sugere-me ele, até pode ser uma mentira, um “roubo” de algo que talvez já nem existisse.
A obsolescência da maioria do armamento “roubado” que não interessaria a terroristas que, por certo, possuem muito melhor, foi outro dos aspectos que referiu!
Depois de alguns descreverem quase ao pormenor como o “assalto” aconteceu, afinal o que se passou?
A notícia de os militares em serviço nos paióis de Tancos usarem armas sem munições, faz-me lembrar algo que se passou comigo quando, um dia e apesar de ser miliciano, era o “Oficial de Dia” numa unidade militar em Lisboa e recebi uma ordem superior para colocar o quartel de prevenção porque poderia vir a ser assaltado durante a noite. Ponto!
Descobri que apenas o Sargento da Guarda dispunha de meia dúzia de cunhetes que dariam para defender o quartel durante dois minutos…
Felizmente nada aconteceu porque a razão de ser desta azáfama estava longe e em alto mar. O Santa Maria tinha sido tomado por um grupo chefiado por Henrique Galvão!

Sem comentários:

Enviar um comentário