ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

ESTA DÍVIDA É, COM CERTEZA, PARA PAGAR E COM JUROS ELEVADOS



A notícia de primeira página do Diário de Notícias de hoje, “AGORA É A CRÉDITO”, significa que, hoje, os recursos do Planeta para 365 dias, chegaram ao fim.
Aliás, ano após ano, mais cedo se esgotam tais recursos, pois mais intenso é o consumo que a economia crescente impõe e a ambição humana reclama.
Utlizando a designação “PEGADA ECOLÓGICA” que significa o impacto produzido pelas actividades humanas no Ambiente, verificamos que ela se vem tornando sucessivamente maior e é já muito superior à que corresponderia à utilização equilibrada dos recursos que o Planeta em que vivemos nos proporciona.
Na avaliação da “pegada ecológica”, para além da área arável utilizada na produção de alimentos para a população do Planeta e da área verde disponível para absorção do CO2 produzido pela actividade económica, há que considerar, também, a área florestal para fornecer recursos naturais, assim como com a capacidade do Planeta para absorver os resíduos gerados para produzir novos recursos úteis.
Para evitar que a “pegada ecológica” se torne ainda maior e, se ainda possível, se aproximar da que corresponde a uma situação de equilíbrio, será necessário reduzir significativamente o consumo, aproximando-o do que corresponde às necessidades essenciais de sobrevivência através de atitudes tais como economia de energia, reciclagem dos resíduos, redução dos desperdícios incluindo os de alimentos, redução sensível da utilização de combustíveis fósseis, etc, um conjunto de medidas contrárias às que o crescimento continuado da economia exige para que não entre em colapso.
Não será já fácil evitar este colapso do qual, como tudo o mostra, nos aproximamos muito rapidamente, mas mais difícil será abdicar dos hábitos viciosos adquiridos nesta ânsia de consumo que muito excede aquele que as naturais necessidades reclamam.
As crises económicas não são mais do que sintomas desta doença de excessos que se procura contrariar com medidas expeditas e fantasiosas, o que as afasta por algum tempo, tendo eu podido verificar, ao longo das muitas dezenas de anos que já vivi, que a sua frequência é cada vez maior, até esta crise que poderá ser a final que, a nível mundial, se não supera e cada vez mais se agrava.

Sem comentários:

Enviar um comentário