ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PAÍS

Li algures que António José Seguro pretende que o PS apresente uma proposta de reorganização administrativa que não seja esta que resulta dos cortes e das fusões que o governo decidiu fazer e o ministro Miguel Relvas tão mal explicou e defendeu no programa Prós e Contras.
Desde há muito que o meu entendimento passa pela necessidade de um trabalho sério neste domínio que, em tempos, estudei com bastante cuidado já que a criação de “Regiões Administrativas” é uma imposição constitucional que um arremedo de referendo parece ter anulado.
Não sei qual recordação por aí ainda haja do que se passou e que, em meu julgamento, foi a prova de uma total ignorância do que seja organizar a administração de um país e das suas vantagens.
O PS que propunha a regionalização mostrou desconhecer a seriedade da questão e apresentou uma proposta que alguém, ali para os lados de Viseu, concebeu numa noite de insónia! O PSD e o CDS, partidos que apelavam ao não, fizeram-no com base em autênticas barbaridades entre as quais aquele “chavão” de Portas que dizia ser a regionalização um gasto de dinheiro que não permitiria aumentar pensões e reformas! Dos demais partidos nem me lembro do que disseram.
No final de tudo isto, o “referendo” pedia um sim ou não a uma proposta de esquartejamento territorial do país a que acrescentava uma pergunta que não ligava com a primeira e à qual duvido alguém tenha respondido em consciência.
No que me diz respeito a abstenção foi a atitude que uma inultrapassável perplexidade me impôs, ser pela regionalização mas não por uma que nem entendi!
Vencendo o não, nem a regionalização se fez nem as pensões e as reformas aumentaram!
Daí que, embora estando mais do que de acordo com aquilo que Seguro diz pretender, me assaltem fortes dúvidas sobre o que tal proposta possa ser!

Sem comentários:

Enviar um comentário