ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TRABALHAR MAIS SERIA SOLUÇÃO

Cardoso e Cunha, ex-ministro das finanças que Sócrates substituiu por Teixeira dos Santos, apresentou uma proposta alternativa à polémica redução da TSU que obrigaria a aumentar, ainda mais, o já pesado imposto que é o IVA.
A proposta consiste, simplesmente, em trabalhar mais!
Acrescentar, temporariamente, um pouco de tempo ao horário de trabalho normal, reduzir os feriados ou os dias de férias, teria melhor efeito positivo do que reduzir a TSU e não obrigaria a aumentar o custo de vida. Isto significa que o trabalho a mais não seria, de todo, prestado sem contrapartidas porque seria compensado por um menor agravamento dos preços de bens essenciais.
Se a esta atitude juntássemos a de preferir produtos nacionais, poderíamos reduzir significativamente o tempo de sacrifícios que a ”crise de esbanjamento” nos impõe e recuperar a dignidade do país mais rapidamente.
Estas medidas, porém, nem constam dos manuais de economia nem das cartas de princípios sindicalistas, pelo que dificilmente serão consideradas.
Os economistas preferem seguir teorias que nunca alguém confirmou, assim como os sindicatos não abdicarão das “jornadas de luta” mesmo que estas, um dia, os possam levar a não terem nada por que lutar.
Não creio que alguém troque as suas teorias ou os seus princípios por qualquer sensata proposta ou esteja disposto a fazer sacrifícios que sempre julga serem outros quem deve fazê-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário