ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A REFORMA ADMINISTRATIVA INEFICAZ

Não tenho dúvidas de que na Administração do Território, tal como em quase tudo, os célebres “jobs for the boys” conduziram a um descalabro de gastos que só poderia ter como consequência o que sucedeu.
Como, de novo, diria D Jaime, Portugal foi lauta boda… onde comeu a escumalha toda!
Agora que o dinheiro é escasso, continuam a comer os que, sempre em nome do bem do povo, criaram empresas públicas, fundações, parcerias e outras coisas sem qualquer utilidade visível que até podem ter enchido os seus bolsos mas contribuíram e contribuem para esta tripa-forra de gastos inúteis com os quais não é fácil acabar.
Admito e compreendo que “cortar nas gorduras” seja bem mais difícil do que pareceria, porque muita luta darão os que das gorduras se alimentam.
De muita reforma vai necessitar este país, com a da Administração Local. Mas em vez de se pensar que esta reforma se destina a reduzir os gastos como Portugal tanto necessita, uma iniciativa louvável mas menor, melhor será ter vistas largas e pensar que o objectivo mais premente desta reforma será a criação de condições para aproveitar integralmente os recursos nacionais.
Os desequilíbrios territoriais, mais do que evidentes, entre o litoral e o interior são a prova mais óbvia da má administração do território, bem como são a causa mais direta da sua pobreza!
Erros acumulados ao longo de muitos anos em que tantos disparates se fizeram não foram suficientes para nos mostrar como há que ser cuidadoso com esta iniciativa. Nem, sequer, fomos capazes de aprender como ela é urgente! Mas a necessária não é, de todo, esta que o governo quer fazer…. Esta é ingénua, perturbadora e inútil!

Sem comentários:

Enviar um comentário