ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 18 de agosto de 2013

INCÊNDIOS FLORESTAIS, CRIME SOCIAL IMPERDOÁVEL



(foto:Wikipedia)
Os milhares de incidentes de fogo na floresta portuguesa que acontecem ano após ano, com as correspondentes intervenções que envolvem inúmeros meios humanos e de equipamento, com as perdas de vidas e de bens que acabam por causar, são um drama em quaisquer circunstâncias. Mas quando o país se encontra numa situação de penúria como esta que vivemos, tornam-se num drama ainda maior, para o qual se deveria olhar de um modo adequado às circunstâncias excepcionais em que nos encontramos.
Todos os anos fica a convicção de serem, a maioria dos incêndios, resultantes de fogo posto, por pirómanos que se deliciam, depois, a olhar os espectáculos tenebrosos de centenas ou milhares de hectares devorados por chamas alterosas, por actos de vingança pessoal ou por descuidos.
Não são, por certo, causas naturais que fazem deflagrar incêndios em várias frentes simultâneas ou a horas em que não faz grande sentido uma combustão expontânea.
Mas todos os anos, também, poucas notícias se dão do que resulta dos esforços da polícia para esclarecer estas situações e, até, da penas a que sejam condenados estes criminosos aos quais, penso eu, seria devido um tratamento compatível com as circunstâncias em que vivemos, com os danos humanos e materiais que causam, bem como com todos os custos a que o controlo destas calamidades conduz.
Ontem li, algures que 25 suspeitos de fogo posto tinham sido presos. E depois? Ficamos a saber mais das desgraças que causaram do que dos castigos que lhes impuseram.
Tenta o país recuperar de um drama financeiro e social como poucas vezes terá vivido na sua longa História, no que é dever de todos os portugueses participar empenhadamente. Não faz, pois, sentido que criminosos ou descuidados contribuam para tornar maiores as dificuldades que já são bem grandes.
Que preço deverá um criminoso assim pagar? Ou, como dizem os homens do Direito nos seus arrazoados que nem sempre me parecem razoáveis, qual a moldura penal para crimes assim? Quanto deverá um criminoso destes pagar por uma habitação que arde, pelo esforço de toda uma vida que é destruído, por um bombeiro que morre ou fica estropiado?
Tal como nas medidas especiais a que as circunstâncias que vivemos nos obrigam, também estes criminosos sem alma deveriam sofrer penas agravadas, bem como me parece que deveriam merecer uma exposição pública para que todos soubéssemos quem agrava, ainda mais, a austeridade a que outros devaneios, não menos criminosos talvez, nos obrigaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário