ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

RECEITAS PARA SUICÍDIO


Joseph Stiglitz, prémio Nobel fa Economia em 2001, afirma que “a austeridade é a receita para o suicídio económico”.
Dependendo do que chamarmos economia, ele terá ou não razão, se, como deriva do grego, for a “ciência da casa” de como viver nela da melhor maneira possível ou se for, como se diz, em termos de Ciência Económica, a análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Como “Ciência da Casa” ou seja, a ciência de nela viver dignamente, a primeira coisa a conhecer bem é a própria casa, as suas condições de habitabilidade, os confortos que dispensa ou os problemas que coloca a todos os que nela habitam.
Como análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, parece-me insuficiente, mesmo quando se lhe acrescenta a “ciência social que estuda a actividade económica através do desenvolvimento da teoria económica e que tem na administração a sua aplicação” (Wikipedia).
Sendo, como ficou dito, que para a Ciência Económica, o conhecimento da “casa” não faz parte do que necessita para formar as suas teorias, bastando-lhe pensar que tudo aquilo de que a Economia necessita para crescer, os recursos naturais, estão assegurados e que o Ambiente de que o Homem necessita para viver está garantido também, é esta uma ciência que não leva em conta tudo quanto a pode influenciar.
Mas como não pode deixar de haver uma relacção íntima entre os recursos naturais necessários à economia crescente e a capacidade que a nossa casa, a Terra, tem para lhos proporcionar, fica evidente a falta do conhecimento aprofundado deste aspecto como parâmetro influenciador e essencial na teoria económica. Está, neste aspecto, em causa a relação “necessidade de recursos/ciclo da sua produção na Natureza”.
Como a utilização intensiva de recursos naturais produz resíduos poluentes que a Ambiente tem de absorver, é óbvia uma relação íntima, também, entre os resíduos produzidos e a capacidade que a Natureza tem para os transformar, tal como Lavoisier afirma no seu esclarecido princípio. Neste aspecto, está em causa a relação resíduos produzidos/capacidade natural da sua transformação de modo a controlar a poluição que deteriora o Ambiente.
Conhecidos que são os efeitos, cada vez mais significativos e extensos, da poluição causada pela actividade económica cujo crescimento foi sendo sucessivamente maior, eu direi, parafraseando Joseph Stiglitz, que “o consumismo é a receita para o suicídio da Humanidade

Sem comentários:

Enviar um comentário