ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

COM O QUE SE PREOCUPAM OS AMBIENTALISTAS?



É natural, na medida em que somos cada vez mais e, sobretudo, porque a economia não pára de querer crescer, que a actividade humana cada vez mais interfira nos processos naturais, nos quais pode provocar efeitos perigosos para o delicado equilíbrio que, neste momento da vida da Terra, permite a nossa existência.
As alterações ambientais provocadas pelo Homem estão a transformar o Planeta, os continentes e os oceanos, numa autêntica lixeira, ao mesmo tempo que destrói habitats e condições de ocupação do solo dos quais dependem fenómenos que interferem nas condições climáticas no mundo.
São fenómenos de grandes dimensões cujo controlo é cada vez mais difícil ou até já impossível em diversos casos.
A devastação de enormes áreas de floresta, seja pelo uso imoderado de madeira seja para recuperação de terras para criação de gado são um flagelo neste mundo cada vez mais massacrado por um modo de viver predador, daí resultando alterações cada vez mais profundas nos ciclos biológicos e na dinâmica atmosférica, fenómenos que acabarão por alterar profundamente as condições de vida.
Porque jamais serão os políticos ou os economistas a preocuparem-se com estas questões porque tal significaria abdicarem de si próprios, dos princípios e das elaboras teorias que criaram, esperaria eu que os ambientalistas o fizessem na dimensão que a necessidade e a urgência de soluções impõe.
Em todo o mundo apenas o Movimento Greenpeace rema contra a maré, agora já um tsunami que ameaça destruir o habitat humano.
Os outros não passam de oportunistas que se servem de causas da maior importância para o Homem para, depois, se envolverem na política onde justificam, com avulsas e raras pequenas causas, a sua permanência.
Quem já os ouviu abordar os graves problemas ambientais que podem por em risco a própria Humanidade?
Porventura nem os conhecem tão embrenhados estão em outras causas às quais aderiram para lhes disfarçar um pouco a cor!
Pescar, surfar, estar na praia, além de várias outras actividades que pressuporiam limpeza, são cada vez mais feitas no meio do lixo!
É este o mundo para que caminhamos?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário