ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

O CAMINHO DA LUA



Foram o BPN, o BES e o Banif. São a Caixa e o Novo Banco. Quais se seguirão depois?
Todos, eu creio, porque a banca é, ela própria, a mais evidente expressão do capitalismo decrépito a cuja queda não conseguirá sobreviver.
A Banca é hoje um enorme depósito onde o dinheiro circula a tanta velocidade que consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo!
A virtualidade concedeu-lhe o dom da ubiquidade, aquele que a física ainda não conseguiu demonstrar ser possível no mundo em que vivemos.
É por isso que, ao fazer das contas, ele se não encontra onde seria suposto estar porque, afinal, para estar em toda a parte como poderia estar ali?
É o milagre da mistura diabólica do plástico com as rapidíssimas técnicas de comunicação que desenvolvemos.
No final, este dom de estar sem estar, faz-me lembrar um enorme queijo gruyère só com buraco.
Talvez assim se entenda por que os juros do BCE são nulos e, até, mesmo, porque há dívidas públicas que cobram juros para se financiarem, enquanto outras pagam caro!
Tudo isto me parece um contra-senso, porventura aquele que, por não ter outra saída, continuadamente baralha e volta a dar, tentando manter escondidos, na manga, os trunfos que cada vez menos tem.
Não sei quanto tempo levará até que a queda se consume, o que acontecerá um dia, sem a menor dúvida, pois tal como sucedeu com a simplória Dona Branca e o sofisticado Madoff, também com o super poderoso Goldman Sachs acontecerá, mais cedo ou mais tarde. E o mundo da finança perderá o seu maestro.
De nada valerá, pois, por as culpas no frágil sistema bancário português, um peso pluma que não passa de uma “imparidade” menor nas imensas que os sistema global já não consegue disfarçar.
Esta é a verdadeira e preocupante questão de uma banca que vive de chupar tetas que, aos poucos, foram secando!
Pode ser a grande derrocada do castelo de areia que o capitalismo virtual construiu e, também, a única forma de os políticos entenderem que os velhos procedimentos já não servem, as velhas grandes ideias não passam, agora, de enormes disparates e que uma mudança profunda se impõe, a tempo de evitar os desmandos que se avizinham.
Todos os dias, os “sábios” falam do que, está mais do que provado, não percebem nada porque tudo continua na mesma ou pior ainda.
Senão, onde estão as soluções? 
Será este o caminho a prosseguir, no fim do qual apenas nos espera uma inóspita superfície lunar?



Sem comentários:

Enviar um comentário