ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

PERDÃO E JUSTIÇA



O que sucedeu ontem de manhã em Sant-Etienne-du-Rouvrai, no interior de uma igreja católica, levou a gihad do daesh para um novo patamar de confrontação que, sem a resposta rápida, firme e clara que se exige de todas as autoridades políticas e religiosas, pode criar e fazer crescer um estado de espírito generalizado de tensão entre os europeus e as comunidades islâmicas na Europa, cujas consequências podem ser muito trágicas.
A profanação de um lugar sagrado, o sequestro de quem nele se encontrava e o assassinato, por degolação, do velho Padre Jacques, um acto cobarde e bárbaro que tiveram o despudor de filmar, talvez tenha sido a gota de água que faz transbordar a paciência dos franceses que, há mais de um ano e meio, sofrem atentados que já custaram a vida a mais de 250 pessoas. Por isso, os franceses, sem excepção, reconhecem e tomam a peito uma “guerra” que o sangue de tantas vítimas inocentes os obriga a travar e o seu orgulho exige que vençam.
Parece que o “Aux armes, citoyens!” encontrou nova razão de ser, poderá ser cantado com novo fervor e as armas serem mesmo utilizadas se não for encontrada uma forma diferente e global de o evitar.
Tal como Cristo na cruz da sua morte, onde razões sem justiça o colocaram, pediu ao “Pai” que perdoasse os seus algozes, também para tamanho crime como o da igreja da Bretanha, a única atitude sensata será perdoar.
Mas perdoar não é esquecer, não é ser clemente nem, sequer, é absolver, pelo que a punição do crime cometido deve ter lugar, sem ódio mas com firmeza e sentido de justiça.
De outro modo não haverá perdão mas sim uma guerra que alastrará e se tornará, a cada dia mais dura, se aos franceses se não juntarem todos os povos do mundo numa cruzada total da única justiça da qual pode porvir o perdão de que o mundo carece para viver em paz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário