ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIA DA TERRA. UM TOQUE A REBATE


Criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, o Dia da Terra tem como objectivo criar uma consciência alargada dos problemas graves que este Planeta enfrenta em consequência do modo de vida que a nossa civilização predadora instituiu, desta economia que tem de ser esbanjadora para sobreviver.
Inicialmente eram os problemas da poluição e das agressões á biodiversidade os que mais preocupavam.
Desde então, diversas outras acrescentaram o rol das nossas preocupações que os nossos economistas teimam em não ver, como se os recursos naturais fossem infinitos e a capacidade de regeneração ambiental quase instantânea. São o acréscimo das radiações UV que atingem a Terra, os resíduos plásticos, os resíduos tóxicos, a exaustão de recursos, as alterações climáticas e outros.
Este ano o tema de reflexão é o Aquecimento Global cujas consequências serão, certamente, mais sérias do que imaginamos se o aumento da temperatura média ultrapassar os 2ºc a 3ºC que provocarão problemas muito graves.
Para além de derretimentos intensos de geleiras e da neve que cobre as altas montanhas, a continuação do aquecimento intensificará a desertificação, provocará graves problemas na agricultura, causará epidemias, obrigará a migrações maciças, para além de mil e um desastres ambientais difíceis ou impossíveis de controlar.
Apesar das múltiplas cimeiras e protocolos, nada parece evoluir como as circunstâncias recomendariam e, por isso, a possibilidade de sérios desastres é cada vez maior.
É certo que há quem se sirva desta realidade para lhe dar formas ainda mais alarmistas das quais procura tirar proveitos. Mas não devemos confundir a realidade com o mau aproveitamento que dela se faça.
Importante é ter consciência de que a Terra é a nossa única casa e que todos temos de nos comprometer no esforço para a manter saudável e em condições de nela podermos viver.


Sem comentários:

Enviar um comentário