ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PARADOXOS DA “ALDEIA GLOBAL”


Num mundo onde as fronteiras fazem cada vez menos sentido porque nenhum dos grandes problemas da Humanidade as respeita, os políticos continuam a fingir que as dominam e os economistas julgam ser macroeconomia a que ignora o meio mundo onde, em vez de viver, se vegeta.
Mas os grandes problemas que a Humanidade enfrenta não se podem confinar, sejam os ambientais, os sociais, os radicalistas ou a crise financeira que, qual epidemia, alastram a todo o mundo, porque eles atravessam todas as fronteiras, sejam elas quais sejam.
É por isso que me confunde a ideia de acreditar no pensamento político redutor que crê poder resolver os problemas do país à revelia dos problemas do mundo.
O chavão “bolsos cheios em vez de cofres cheios” é o paradoxo maior na ideia de reanimar o Estado Social que se não sustenta com cofres vazios, porque é um requisito liberal que no socialismo não se encaixa.
Por isso, o programa socialista de António Costa que um liberal imaginou e coordenou não é mais do que isso, a ilusão de podermos gastar sem preocupações quando a contenção e a solidariedade são as atitudes certas para ultrapassar a austeridade que a exiguidade de dimensão mundial impõe.


Sem comentários:

Enviar um comentário