ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 6 de novembro de 2016

QUANDO…



Deve ser “andaço”, como antigamente se dizia dos males que se propagavam rapidamente. E deve propagar-se através do ar, para onde a verborreia que tomou conta deste país expele os perdigotos que transportam os vírus que o provocam.
Uma sessão na Assembleia da República tornou-se o reflexo de um país sem rei nem roque, de um reino de abencerragens à beira de ser engolido por um poder maior que é a realidade da qual não dão grandes provas de saber qual seja, ou de uma coutada da qual vários querem ser o patrão!
Tudo parece muito engraçado enquanto o é, mas veremos até quando, porque um dia e como é das normas que aconteça, as comadres zangam-se…
E sucedem-se as perdas de tempo que não servem para coisa alguma, não resolvem qualquer dos graves problemas que temos e apenas adornam esta guerra de poderes idiota em que caímos!
Fazem contas para um banquete para o qual a despensa vazia não terá grande contribuição, disfarçam-se as fraquezas com passe de magia que não passam de impostos toscos que fingem não o ser e põe-se a tónica num défice conseguido com a redução drástica das condições em que são prestados aqueles serviços que apenas ao Estado compete prestar, em vez de na produção de bens que façam o país ser auto-suficiente na satisfação das suas necessidades básicas. Que continua a não ser.
E até já chegou a altura de fazer decretos-lei inconstitucionais que o Presidente aprova e publicamente contesta, como aquele sobre a nova administração da Caixa geral de Depósitos que fica isenta daquilo de que não pode ficar, a publicação dos seus rendimentos, como compete a todos os gestores públicos.
O Governo legisla que os administradores da CGD ficam dispensados do estatuto de gestores públicos, o Presidente promulga a decisão, toda a gente contesta esta aberração e o Primeiro-Ministro responde dizendo que o Governo apenas fez o que está na lei e o Presidente da República diz que os novos gestores da Caixa não podem ficar isentos porque são gestores públicos.
Até pode nem ser exactamente como digo, mas não anda longe e será de qualquer outra maneira tão caricata como esta porque muita coisa deixou de fazer sentido neste país onde é cada vez mais difícil saber exactamente o que se passa.
Eu creio que isto está a ficar demasiadamente confuso para ser compreendido.
Dizia-se que a regra era “dividir para reinar”, mas como o tempo dos reis aqui já passou, parece que a regra passou a ser “confunde-o para o dominares”.


(*) Parlamentar e Primeiro-Ministro britânico no tempo da Raínha Vitória, Disraeli foi um ilustre pensador.
O brilho do seu discurso ofuscava os que se lhe opunham e foi, por isso, um dos parlamentares mais brilhantes de todos os tempos.
Então, era assim. Agora os tempos são outros e a argúcia parlamentar não basta.
 


    

Sem comentários:

Enviar um comentário