ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

OS MUNDOS DO MUNDO


(de Google Earth)
Não seria difícil de prever que, perante a degradação acelerada da qualidade de vida para a maioria dos africanos, algum dia pudesse acontecer a invasão desumana que a Europa está a sofrer.
Depois de colonizar um Continente de onde acabou por se retirar em condições e por razões nunca muito bem esclarecidas, mas talvez porque os maiores colonizadores eram, em boa verdade, insaciáveis exploradores, a Europa é assaltada pelas misérias que deixou para trás, aumentadas ainda mais pela exploração que continua a fazer, de um modo não menos desumano, das riquezas que por lá continuam a existir.
Nem imagino como acabará a discussão sobre como repartir pelos diversos países da União Europeia as já centenas de milhar dos que procuram na Europa um pouco do que, na sua terra, não têm de todo.
Morrem aos milhares na travessia aventureira do Mediterrâneo ou no Túnel da Mancha a tentar alcançar a Inglaterra, o eldorado que sonharam. Morrem um pouco por todo o lado.
Uns, chamam-lhes bandos, outros enxames e, outros ainda, pragas que vêm complicar ainda mais os complicados problemas que já temos.
Apenas ainda não ouvi falar no que me pareceria mais natural que os políticos falassem, em resolver os problemas nos próprios lugares onde nascem, em África!
Estarão à espera de qual milagre?
Ou a ideia será fazer da Europa um albergue para indigentes que façam o trabalho duro que os “doutores” europeus julgam já indignos de si?
Não compreenderam, ainda, que o mundo é um todo e que, por ser assim, nele não poderão ficar compartimentadas, para sempre, a riqueza e a pobreza que distingue os vários mundos do mundo?


Sem comentários:

Enviar um comentário