ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

OXI OU CONTINUAR NA EUROPA?


Está cada vez mais confusa a política do governo grego que parece querer fazer do referendo do próximo Domingo um reforço do seu programa eleitoral em que declarava não aceitar as condições da Troika para a ajuda financeira sem a qual o futuro da Grécia será um tormento, ao mesmo tempo que se propõe aceitá-las com alguns pequenos ajustamentos.
É assim a política, feita de truques e de malabarismos que confundem a percepção das coisas para que, em cada momento, pareçam o que mais convém, como esta atitude de pedir aos gregos para, no referendo, dizerem não à aceitação das condições que às “instituições” informam aceitar!
Que a situação da Grécia é desesperada, já todos entendemos que é, mesmo os que, numa atitude de solidariedade hipócrita, apoiam uma atitude de ruptura que sabem impossível numa união monetária em que é imperioso que todos se rejam por regras comuns.
É evidente que a situação grega, além de desesperada, é insustentável também e que mais o será depois do terceiro resgate que as circunstâncias mostram ser inevitável.
Não compreendem os leigos como eu nem, porventura, os especialistas também, como se sairá deste imbróglio que parece não se resolver como as soluções comuns.
Seria tempo de procurar caminhos novos que não serão, estou certo, variações daqueles que não levam a lado algum, mas sim outros que a realidade aponta como os que melhor permitem caminhar num mundo que cada vez pior resiste aos impactes violentos do consumismo feroz de que a economia necessita para sobreviver.
Uma questão essencial se coloca neste momento de todas as dúvidas: será, no referendo do próximo Domingo, o “não” a resposta a partir da qual tudo recomeça ou a ruptura que afaste a Grécia do euro e da União Europeia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário