ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 2 de agosto de 2015

CHAVÕES OU PONTOS DE VISTA?

Do rio que tudo arrasta, diz-se ser violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. Bertold Brecht

Há discursos com os quais me parece estar formalmente de acordo, mas com os quais, afinal, não posso concordar! Só estando muito distraído ou tão acomodado que nem pensar me proponha.
Uns, são os discursos de princípios, de ideais, de promessas eleitorais ou de previsões de desgraças que, para além disso, nada mais contêm que possa justificar a mensagem que transmitem, como de Varoufakis em que afirma que Espanha será a “nova Grécia”. Outros são os que, sem se darem conta de como as coisas mudaram, tanto os “artistas” da peça como os próprios cenários e os adereços , tiram conclusões e apontam soluções como se nada tivesse mudado, como acontece com o tão “conceituado” Krugman que, um dia, foi Prémio Nobel da Economia, mas me faz lembrar o que “ganha fama e, depois, goza a sombra da bananeira.
São, ainda, os discursos do “coitadinho”, como que um “catecismo” recitado por quem se queixa de ninguém fazer nada por si, passando, nessas lamúrias, todo o tempo à espera de que alguém faça o que só ele próprio pode fazer por si mesmo.
É desses discursos fáceis de fazer que nascem os “chavões”, aquelas pequenas frases que ficam no ouvido como verdades indesmentíveis que arrebatam os incautos que, para tristeza minha, ainda são demais.
Não creio que a vida nos dê, a partir de agora, as oportunidades quase infinitas que já nos deu, nesta autêntica pilhagem que fazemos do pouco que a natureza disponibiliza para sobrevivermos. Elas serão cada vez menores e, por isso, ai de quem as desperdice.
Continuarão, ainda por muito tempo, a vestir Armani os meninos que jogam “monopólio” na Wall Street, na City ou noutros locais quaisquer, enquanto outros trabalham, se cansam e sujam as mãos para eles terem que “vender”?

Valerá mais a pena reflectirmos ou fazer coro com os que nos sugerem cativantes chavões?


Sem comentários:

Enviar um comentário