ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A QUEM A VERDADE DÓI


Nos campeonatos do mundo que decorrem em Pequim, naquele Estádio Olímpico a que chamam “O Ninho”, uma atleta portuguesa praticante de Judo e muito conhecida pelas suas inúmeras vitórias, foi desclassificada por ter cometido uma falta grave que o controlo visual directo do combate não descortinou mas que os meios disponíveis pela “mesa” permitiram notar.
E a decisão foi tomada sem as reservas que qualquer dúvida poderia criar. Simplesmente!
Se há regras e são para cumprir, é natural que se adoptem os meios possíveis e mais credíveis para controlar o seu cumprimento. E há já diversos desportos profissionalizados em que tal acontece com a utilização de tecnologias adequadas.
Infelizmente, o futebol resiste estoicamente à sua adopção para o que haverá, sem dúvida, uma forte razão.
Por exemplo, se as “novas tecnologias” tivessem sido adoptadas, como teria continuado o Schalk 04 numa prova em que um dos juízes da partida resolveu castigar o Sporting com uma grande penalidade que não existiu, assim o desqualificando?
Se houvesse um meio irrefutável de não esconder as trapacices que podem ser feitas à conta da inimputabilidade dos árbitros, como teria sido validado o primeiro golo do CSKA marcado com a mão e se teria a quase impossível certeza que apenas o árbitro teve, de a bola ter ultrapassado ligeiramente os limites da área de jogo depois de marcado um canto, levando a anular o golo que daria a vitória ao Sporting?
Creio que a razão é muito simples e se prende com o poder, por certo rentável, que os árbitros não querem perder porque lhes permite tomar decisões que ninguém, nem a verdade, pode desfazer.
A não ser assim que outra razão poderá haver para preferir a dúvida ou a mentira à verdade?


Sem comentários:

Enviar um comentário