ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A DESCOBERTA HISTÓRICA DE COSTA


António Costa, no frente-a-frente com Passos Coelho em que, sem responder às questões dos jornalistas, se limitou a debitar um discurso pré-preparado, tipo cassete, revelou ao mundo que, afinal, quem mandou vir a Troika foi o PSD!
Mas eu lembro-me bem daquela altura da governação de Sócrates, quando a agora “costista” Manuela Ferreira Leite quase perdia a voz de tanto dizer que o despesismo com obras megalómanas nos estava a meter num buraco sem fundo, o Ministro das Finanças desesperava mas até se ia conformando com juros de 7% (!) que, dizia, ainda não tornariam a dívida impagável, a Banca portuguesa não aguentava já mais tanta dívida que lhe era impingida, Mário Soares insistia, publicamente, para que Sócrates pedisse o resgate e, finalmente, a contragosto e dizendo uma frase patética que não pára de soar aos meus ouvidos, “por que fizeram isto ao país?”, o Primeiro-Ministro socialista decidiu-se a chamar a Troika!
Isto foi, como todos sabem, o que se passou.
Mas as coisas nunca são apenas o que se diz e, por isso, há pormenores que, mesmo sem serem necessários para contar a história, não deixam de ter a sua importância.
É natural que a hipótese de, em eleições já próximas, o PSD poder vir a ser o vencedor, desse a sua opinião sobre a intervenção que Sócrates pedira ou insistia em não pedir. Por sua iniciativa ou porque lhe fora solicitada.
E, perante a situação do país que não teria dinheiro para as despesas de mais de uma ou duas semanas, que haveria de dizer de uma inevitabilidade?
Dizer que não, seria um disparate sem sentido e dizer que sim seria, apenas, admitir a fatalidade a que diversas governações desregradas nos conduziram.
Pois acho notável, verdadeiramente digno de um grande historiador, que numa simples opinião, formal ou informal, Costa tenha visto uma decisão ou, melhor dizendo, a decisão de mandar vir a Troika!


Sem comentários:

Enviar um comentário