ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AS PROMESSAS DA DESGRAÇA


Não há mais como sonegar, do conhecimento de todos, os perigos a que este modo de viver egoísta e predador nos expõe.
A questão há muito levantada pelos mais prevenidos, aqueles que oportunamente entenderam não ser a Terra a quinta do Homem mas apenas o planeta que habita com outras espécies vivas a quem ela pertence tanto como a si, é o resultado do mau uso dos recursos naturais deste planeta que se impõe como a preocupação maior do momento que vivemos e que, por mais que a envolvam em teorias económicas que outros tempos fizeram crer perfeitas, ela persiste e cresce, porventura até ao ponto de não ser mais possível reverte-la.
Não vale a pena recordar aqui os problemas múltiplos e crescentes que, em vez de resolvermos, continuamos a agravar, pois não seria mais do que repetir o que, insistentemente, tem sido dito a propósito dos diversos aspectos que a desgraça que causarmos pode assumir.
Habituou-se o Homem à fartura de uma Terra generosa mas limitada que não soube entender senão como uma fonte inesgotável de satisfação de todos os seus caprichos, como a teta onde não seca o leite, o favo onde se não acaba o mel, a fonte de onde sempre brotará água cristalina, o chão generoso onde, sempre, crescerá o pão.
Mas não é assim porque a fartura inesgotável não existe, como o provam as dificuldades cada vez maiores que o Homem sente para sair do atoleiro onde se meteu.
No entanto, os políticos continuam a falar do futuro que prometem fazer cada vez melhor, das suas ideias para superar a “crise” que parece comprazer-se a contrariar os seus intentos, em vez de tentarem entender o futuro possível neste mundo onde, para além do seu optimismo incauto e revelador da sua profunda ignorância da realidade, apenas a procura de novas soluções faria sentido.
É por isso que tanta pena me causam os discursos patéticos que tenho ouvido nesta campanha eleitoral de políticos que ainda não entenderam que já não está nas suas mãos o futuro de que falam, as vantagens que prometem, os resultados que garantem.
Mas porque a sabedoria que a experiência dita é sempre boa conselheira, parece-me ser, de todo, preferível ser comedido nos desejos que se tenham do que desmedido nas promessas que se façam.
Quando será que, como até já o fizemos melhor do que ninguém, deitamos a cabeça de fora deste nosso pequeno rectângulo para ver o que se passa no mundo, para decidirmos o nosso futuro em conformidade com isso?
Fica-me a certeza de que "todo o burro come palha. O jeito é saber-lha dar".

Sem comentários:

Enviar um comentário