ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A BIODIVERSIDADE E O FUTURO DA HUMANIDADE


Milhares de espécies da enorme comunidade que é a Natureza se extinguem em cada par de dias, porque a intensiva exploração de recursos que a economia reclama lhes retira as condições de vida que as suportam.
São já inúmeras e, a cada dia, se tornam mais numerosas as espécies em risco de extinção neste planeta em que a biodiversidade é indispensável aos equilíbrios da vida, incluindo o futuro da Humanidade.
Jonathan Baillie, da Sociedade Zoológica de Londres diz, a propósito do relatório “Planeta Vivo 2012” preparado para a  Cimeira Rio+20, que “ignorar este relatório trará graves consequências para a Humanidade” pois, “sendo a biodiversidade um indicador iniludível da saúde do Planeta”, ele é bem claro ao mostrar que ela se reduziu mais ainda depois da Cimeira da Terra realizada há 20 anos.
Bastaria um pouco de paz, reduzir a azáfama deste estilo de vida que, pelo contrário, desejamos acelerar, para que os equilíbrios se refizessem e avida tivesse outro sentido mais próprio da dignidade humana do que este frenesim que nem nos deixa tempo para viver.
Reparem, na indiscrição de uma simples fotografia, como num buraco do tronco de uma árvore, cogumelos, aranhas e sei lá que mais podem conviver, num espaço em que a preservação da calma lho permite.

Sem comentários:

Enviar um comentário