ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A DESCONTINUIDADE NA HISTÓRIA DO SPORTING


Ao longo do ano, aquele em que o Sporting completou um século de existência, eu e o meu filho Bruno resolvemos criar um site de homenagem ao Clube do nosso coração. Corria o ano 2005. Então, os blogues eram raros e o face book não existia.
A iniciativa foi apresentada ao Sporting como uma forma de colaboração na festa que o Grande Clube merecia, incluindo um projecto de actividades ao longo do ano que tornariam o aniversário uma festa permanente. Depois de parecer bem aceite, o projecto acabou recusado e, mais do que isso, combatido pelos órgãos sociais do Clube! Era já a “continuidade” a defender o “castelo” destinado apenas a uma certa“ linhagem” da qual os “impuros” se não deviam sequer aproximar.
Mas o Grande Sporting merecia a satisfação de um esforço que, estou certo, muito o dignificou, quer pelo próprio site quer pelos acontecimentos festivos promovidos por todo o país e até no estrangeiro, ao longo de um ano. Coisa que a direcção do Sporting não fez!
O Site apareceu e manteve-se muito ativo ao longo de mais de quatro anos! Hoje, ainda que sem muita actividade, mantém-se – www.centenariosporting.com - nele continuando disponível aquela História ímpar que todos os sportinguistas deviam conhecer para nele se reverem como pessoas e como desportistas.
Ao longo do primeiro ano, o site teve como atractivo maior a publicação da História e Vida do Sporting Clube de Portugal, da autoria de Eduardo de Azevedo, meu sogro, ilustre e indefectível sportinguista que, em prosa, escreveu a que é, até hoje, a mais bela Ode ao Grande Sporting. É uma história pormenorizada da vida do Clube, escrita com base em documentos de fundadores e outros continuadores dos primeiros tempos, até à década de 60 do Século XX, aquela parte da vida do Sporting que a maioria dos sportinguistas atuais desconhece e apenas, mesmo na sua ignorância, aproveitam para reclamar uma grandeza à qual nada têm acrescentado!
É um registo precioso dos tempos áureos do Sporting do qual constam factos e pormenores da maior importância para a memória sem a qual nada existe! São tempos em que tive a sorte de participar desde os anos quarenta, uma época na qual foi temperada a linhagem autêntica dos sportinguistas que hoje a “continuidade roqueteira” considera os “aventureiros” que pretendem estragar o Sporting!
Mas eles, a “continuidade” são, bem vistas as coisas, a DESCONTINUIDADE numa História que é cada dia mais urgente retomar porque é a memória que o tempo foi esbatendo porque não foi salvaguardada, que se perdeu porque as mais recentes direcções do Clube a desprezaram.

2 comentários:

  1. Amanhã lá estaremos como nos compete, embora receie que mais uma vez a praia e os facebook's falem mais alto na oca cabecinha daqueles que não conhecem a história a que se refere e que julgam cobardemente que as coisas se resolvem sozinhas.
    Abraço e SL

    ResponderEliminar