ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 9 de junho de 2012

A VACA IVONE E A ECONOMIA NACIONAL

A sua curta esperança de vida, própria dos polvos, não lhe permitiu continuar a antecipar os vencedores dos jogos neste Europeu de futebol com a mesma certeza com que o fez no mundial passado. Mas já tem uma substituta, uma vaca a que deram o nome de Ivone à qual, cá por certas razões, desejo tanta sabedoria como o polvo teve.
Se a tradição se mantiver, ela vai adivinhar os vencedores dos jogos ao longo da prova, começando por uma escolha difícil no confronto entre Portugal e a Alemanha. A vaquinha, posta à prova, escolhe, inequivocamente, Portugal para vencedor! Corajoso  este animal cornudo e de olhar meigo.
Quem sabe se seria esta a motivação que falta aos nossos jogadores que de si não deram muito boa conta nos jogos de preparação que nos fizeram perder cinco lugares no “ranking” mundial no qual baixámos para décimo lugar?
Espero que a vaquinha acerte porque segundo outras contas, talvez não tao divinatórias quanto a escolha do animal, a economia portuguesa sairia beneficiada com a proeza. Mais de quinhentos milhões de euros se movimentariam, mudariam de mãos, comprariam coisas, em suma, fariam mexer o mercado interno que, pelos vistos, tem sido o grande entrave ao crescimento económico que, depois de tanta austeridade, todos esperam.
Além disso o ego português iria sentir-se em alta e tanto mais porque os derrotados seriam os alemães que, muitos dizem, nesta questão da crise nos têm comido as papas na cabeça.
Será mais logo, ao fim do dia que nos serão tiradas todas as dúvidas e ficaremos a saber se a nossa auto-estima fica acrescida ou ainda mais mirrada, se vamos ter novos heróis e, também, se a economia vai mexer como se diz que vai.
Obviamente, ficarei contente com a vitória de Portugal e até admito que o comércio mexerá um pouco com algumas “loucuras” a que o feito daria lugar, mas o mais natural é isso não acontecer tão habituados que estamos a quase alcançar os objectivos sem nunca os agarrarmos. Mas, como diz o povo, nem sempre o diabo está atrás da porta e, quem sabe, é desta vez que ele leva com a tranca!

Sem comentários:

Enviar um comentário