ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

REFORMAS


Hoje foi dia de, durante as minhas abluções matinais, ouvir o “fórum” sobre a reforma dos tribunais. Admito que não estava, ainda, suficientemente esclarecido para ter uma opinião, generalista que fosse, sobre este assunto.
Mais ainda, quando ouvia o bastonário da Ordem dos Advogados falar de um disparate que uns “betinhos” andavam a fazer, mesmo conhecendo os excessos de certas atitudes que toma, ficava a pensar que, ao menos, haveria alguma razão bem séria para estar contra esta reforma. Um bastonário não fala daquele modo sem ter motivos muito sérios para, além de arrogante, ser inconveniente.
Mas hoje, num fórum no qual, pela natureza da matéria tratada, o simples recalcitrante, para quem apenas o dizer é a única razão de intervir, não tinha muito lugar, o fórum foi agradável de seguir. Um ou outro apareceu, como é inevitável, porque a mudança é sempre difícil de digerir. Aquele argumento de “desconhecimento do Interior” no qual não vale a pena insistir porque o Interior é muito desigual, não faz sentido ser invocado quando se trata de um esquema global de reforma e não de resolução de problemas caso a caso.
Quando, pelas condições locais, o modelo geral não se justificar, haverá que alterar essas condições, se tal for possível, ou adoptar um adequado ajustamento da solução.
Enfim, entendi o que se pretende e, mais do que isso, reparei na abertura com que a discussão se faz e nas melhorias que, ainda, será possível introduzir. Afinal, fecham-se “tribunais” sem os fechar, na enorme maioria dos casos ninguém terá de se deslocar mais do que se deslocava e o sistema judiciário ganha destreza e o andamento dos processos deverá, até, ficar mais rápido.
O mesmo não digo da reforma que se fez nas escolas, sobretudo no ensino básico, a qual impõe a muitas das nossas crianças um sacrifício por vezes quase desumano e, sem dúvida, desmotivador. Quando se trata de educar, a questão assume novos aspectos, coloca novos problemas e, por isso, não pode seguir a regra geral!
Creio que seria bom rever a reforma que se fez!

Sem comentários:

Enviar um comentário