ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 10 de junho de 2012

QUADRAS DO MEU MANJERICO


Nesta época em que Lisboa festeja o seu Santo a quem, há já oitocentos anos se atribuem milagres populares como no caso daquela bilha de barro que uma pobre moça partiu ao enche-la na fonte, mas que, também, foi Doutor da Igreja a quem o próprio S Francisco solicitava conselhos, não me apetece falar de desgraças, seja a imerecida derrota perante a Alemanha no Euro 2012 seja a desgraça da vida que temos neste aperto financeiro que tempo demais de vida de perdulários nos granjeou.
Este padre franciscano que, pelas suas virtudes, a Igreja fez santo pouco depois de morrer, realçou nos seus sermões a pobreza que os excessos dos ricos faziam mais dura ainda. Farto de não ser ouvido, sem o sucesso que nunca alguém alcançou quando apregoa a solidariedade, resolveu pregar aos peixes que, justificou, melhor entenderiam as suas preocupações para com os que menos têm, vivem uma vida difícil ou, até, morrem de fome.
Pela dura situação de tanta gente que, sem razões para festejar, tenta disfarçar as suas penúrias em tímidos e discretos gestos que pedem ajuda, não ficaria admirado se, por aí, num manjerico qualquer, pudesse ler este pedido desesperado:

Ó meu santo padroeiro
Que de António tens o nome
Arranja-me algum dinheiro
P’rós filhos matar a fome!

Mas até estas desgraças se esquecem nos arraiais e nas sardinhadas que fazem de um Doutor da  Igreja um divertido santo popular que espreita as raparigas bonitas na fonte e lhes conserta as bilhas e a quem certas moças recorrem em tempos de outras aflições…
São sem número os pedidos que fazem ao Santo aquelas a quem os parcos dotes físicos vão deixando para tias. Por isso, me não surpreenderia, também, que num manjerico se pedisse:

Ó meu rico Santo António,
Casai-me que bem podeis,
Já tenho teias de aranha
Naquilo que Vós sabeis…

Mas,

É tempo de Santo António
E das Marchas populares,
Tempo de festa que a “crise”
Não se atreve a perturbar!

E se, como o povo diz, é a fé que nos salva, imagino um enorme manjerico com uma quadra onde se lê:

P’las ruas desta cidade que sete colinas tem,
Andam devotos, poetas que ao seu Santo e ao Céu
Pedem graças e benesses que, tanto tu como eu,
Vamos pedindo, também…

Sem comentários:

Enviar um comentário