ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A SELEÇÃO NACIONAL E O SPORTING


Uma das seleções de topo da Europa, a Portuguesa, teve a defender as cores nacionais uma maioria de jogadores formados no Sporting. Porém, com exceção de Rui Patrício, nenhum joga no Sporting!
Em equipas de épocas anteriores à que recentemente terminou, com o Sporting liderado por Godinho Lopes, os jogadores eram, na sua grande maioria, nacionais.
Nesta era de Godinho, Duque e Freitas os jogadores são, em maioria, estrangeiros. Uma diferença profunda para o que havia acontecido no passado.
Naturalmente, como a maioria dos portugueses, segui com atenção os jogos da nossa seleção neste Euro 2012 e, como todos também, vi que a seleção portuguesa chegou à meias-finais com muito mérito e que seria com mérito também que chegaria à final, não fora a “roleta” das grandes penalidades que Rui Patrício começou da melhor forma mas que outros não tiveram a sorte de continuar tão bem.
Por todas estas razões, não me sinto diminuído, como português, por ter acontecido assim, depois do que vi a seleção nacional fazer contra os ainda campeões da Europa e do Mundo. Somos capazes de fazer em qualquer coisa o que fazemos no futebol se a isso estivermos dispostos. Mas nem sempre o estaremos e, mais do que isso, fazemos grandes disparates a troco de vantagens imediatas que, por vezes, são altamente imorais.
No meio de tudo isto, foi para mim, sportinguista, doloroso ouvir o que um dos comentadores disse quando mostrou a sua grande preocupação pelo futuro da selecção nacional, porque os grandes clubes passaram a investir em jogadores estrangeiros e não na formação. Além disso, afirmou esse senhor que era uma pena verificar que do Benfica, “tradicionalmente o grande municiador da selecção” não houvesse ali, praticamente, um jogador.
Fiquei estarrecido por ter sido esta a observação que as circunstâncias lhe sugeriram, mesmo quando a selecção mostrava, claramente, a supremacia do que já foi o Sporting cuja equipa, ele não o sabia como o não sabe a maioria dos sportinguistas agora, já foi integralmente, a selecção nacional!!! O que nunca aconteceu com o Benfica.
No tempo dos saudosos cinco violinos, aquela famosa equipa, defendeu as cores de Portugal!
Agora vejam como se arruinou o Sporting, como se encontra sem dinheiro, sem jogadores e SEM MEMÓRIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário