ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O CRESCIMENTO EXTRAVASOU O SEU DOMÍNIO?


Qualquer economista dirá que que o “crescimento” depende, essencialmente, da eficiência com que se transformam os recursos em capital.
Qualquer matemático dirá que cada função tem um “domínio” fora do qual não existe.
Mas os economistas não definem o “domínio” da “função crescimento”, o que faz crer que lhe atribuem o mais amplo, de menos a mais infinito, da recessão mais profunda ao crescimento ilimitado que a eficiência possa proporcionar.
A eficiência tem crescido muito com a formação e com o desenvolvimento tecnológico, o que fez aumentar a produção de forma quase exponencial até que, por excesso de oferta, por falta de condições de aquisição ou por escassez de recursos naturais, a “crise” se torna inevitável.
Obviamente, alguma coisa está errada em tal função. Não o conceito básico em si mesmo, mas o tal domínio que os economistas não previram.
Foi possível, em muitas das crises, resolver a questão alargando o mercado, emitindo mais moeda ou ampliando a pesquisa e a exploração de matérias primas.
Parecerá que, com uma população tão crescente que ainda aumenta a um ritmo exponencial, o mercado tem muito por onde crescer. A tecnologia parece não parar de se desenvolver e nada parece impedir a crescente emissão de moeda que gera poder de compra e capacidade de investimento o que, quando se não faz, origina crises de dívida como a europeia! Mas o que parece não crescer nem disso dar sinais, muito pelo contrário, são os recursos naturais, incluindo os alimentos, que a eficiência transforma em capital, cuja escassez a economia não considera na sua “função crescimento” mas que os limites físicos deste nosso mundo nos obrigam a reconhecer.
A questão da capacidade de suporte do Planeta volta agora a colocar-se com toda a razão de ser, algumas dezenas de anos depois dos primeiros avisos sérios de cientistas que fizeram estudos e projecções que alarmaram o mundo. O capitalismo, descontrolado, apressou-se a refutar os “limites do crescimento” que o Clube de Roma publicou. Houve, mesmo, outros “cientistas” que, para o satisfazer, criaram teorias que a realidade se encarregou de desmentir. Pelo contrário, a realidade dá por certa a teoria que considera a capacidade finita do Planeta, mostrando, os mais recentes estudos, que existe uma razoável proximidade entre as previsões há muito feitas e as reservas existentes, o que, mesmo assim, não parece convencer os economistas da razão de ser do falhanço dos seus esforços e das suas previsões.
Quando estarão os economistas dispostos a alargar a reduzida visão que têm de uma realidade que não comandam e, finalmente, adaptam as suas “funções” matemáticas à realidade que têm a pretensão de, com elas, representar?

Sem comentários:

Enviar um comentário