ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A DOENÇA DA PELE CURTA

Não ficaria bem contar aqui a anedota de que provém este modo de dizer acerca de uma insuficiência que também é a de alguém com uma manta pequena para se tapar e, por isso, tem de decidir entre o que fica a descoberto, se os ombros se os pés.
Parece-me ser esta a grave questão com que se debate a economia europeia, cheia de problemas que, infelizmente, não se resolvem com soluções limitadas como aquela com que o Europgrupo tenta por em prática com a proposta de baixa de impostos directos sobre o trabalho que considera demasiado elevados em 11 países europeus.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Estónia, Espanha, França, Holanda, Itália, Letónia, Luxemburgo e Portugal são os países referidos pelo Eurogrupo que, apesar dos esforços por alguns já levados a cabo, considera ser preciso fazer muito mais. Afinal, é a necessidade de fazer muito mais aquilo em que mais temos ouvido falar nesta azáfama de procurar soluções que, depois, se mostram insuficientes e novas soluções tornam necessárias.
A solução proposta pelo Eurogrupo faz parte daquelas das quais nada resulta porque, naturalmente, a descida dos impostos directos sobre o trabalho terá de ser compensada com outras medidas, sem o que será prejudicado o equilíbrio orçamental. Os cortes na despesa serão inevitáveis e, nesse domínio, serão as pensões e os salários da função pública que mais sofrerão, assim como os impostos indirectos terão de ser aumentados e por aí fora, numa sucessão de consequências que criarão novos problemas que carecerão de novas soluções…
O que será necessário para que seja entendido que o caminho não é este porque sempre leva a escolhas quanto ao que se vai prejudicar. Tal como na doença da pele curta!



Sem comentários:

Enviar um comentário