ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 19 de julho de 2014

O AVIÃO QUE ESTAVA NO SÍTIO ERRADO

O abate de um avião comercial da Malaysia Airlines que, na sua rota normal, voava a 10.000m de altitude com 298 pessoas a bordo, no leste da Ucrânia próximo de Donetsk, só pode ser, tal como por alguns já foi considerado, um crime contra a Humanidade.
É nesta perspectiva que, na realidade, tal acto deve ser considerado e devidamente punido, a menos que o mundo esteja disposto a sofrer as consequências da impunidade que possa acontecer, tanto mais que não é este o primeiro caso que acontece. Ditadores da Líbia e da Coreia do Norte já fizeram o mesmo…
E apetece-me pensar que, afinal, a ONU para pouco ou nada serve porque se tornou num areópago ridículo onde o criminoso pode vetar o seu julgamento!
Seguiam no avião quase três centenas de pessoas, a maioria das quais tinham como propósito participar num congresso sobre a cura da SIDA, na Austrália, pelo que morreram muitos dos que nos faziam ter a esperança de uma próxima cura para tão terrível doença.
Mas outra coisa me deixa triste e me repugna, a falta de personalidade desta União Europeia caduca que não consegue, neste caso como em outros quaisquer, ter uma atitude digna de um grande espaço. Pelo que o não é!
Quanto à diplomacia, é cada vez mais a arte de iludir a realidade e, como as circunstâncias o comprovam, não resolve rigorosamente nada para além de "varrer as porcarias para debaixo do tapete"!
Como se resolvem, então, as coisas? Não conheço outra maneira senão com a dignidade que a política deste mundo nem sabe o que seja!
Por isso não terão sido os terroristas pró-russos da Ucrânia, equipados com equipamentos sofisticados que a União Soviética em reconstrução lhes fornece, quem abateu o avião. Este é que estava no sítio errado no momento de ser abatido!
É deste modo que a diplomacia resolve as coisas e, depois, como Pilatos, lava as mãos.



Sem comentários:

Enviar um comentário