ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

PRIMEIRO, ABRI A BOCA DE ESPANTO! DEPOIS …

De cravo ao peito, Mário Soares apresentou o seu livro “Em Defesa do futuro”, afirmando temer o fim da Terra tal como a conhecemos e que devemos ouvir os cientistas que alertam para os riscos que ela corre e são de uma gravidade espantosa!
Para Mário Soares que se refere aos perigos ambientais, afirma que eles resultam de uma globalização que se transformou num “fenómeno Absurdo”.
Acrescenta que aqueles que não pensam no futuro da nossa Terra contribuem para a pôr em risco, só querem ganhar dinheiro e nem percebem que serão as primeiras vítimas!
Escrevo este blog de “reflexões em tempo de crise” desde 2005, um ano em que tudo parecia correr bem e o socialismo que nos governava era um verdadeiro “Pai Natal” que distribuía benesses maiores do que a riqueza que produzia mas que o dinheiro que pedia aos mercados capitalistas financiava.
Estranha simbiose que, por mais de uma vez, nos colocou às portas da bancarrota.
Mas muito antes disso já as questões ambientais mereciam a minha preocupação e penso ter sido, até, o primeiro a falar de tais assuntos em meios políticos, numa conferência que fiz no IPSD na década de setenta do século passado, bem como fui autor de muitos textos sobre tais questões, publicados em diversos suportes.
Gastava-se, à tripa forra, o dinheiro dos que, como diz Soares, só querem ganhar dinheiro, os que não pensam no futuro da nossa Terra e, por isso, Soares considera culpados dos males ambientais que nos afectam e dos quais serão, como também diz Soares, as primeiras vítimas.
Só que não serão eles as primeiras vítimas porque essas somos nós que nos deixámos embalar pelo canto de sereia de governantes como Soares que, agora, considera absurdo o fenómeno da globalização quando, afinal, absurda é a ideia de serem infinitos os recursos naturais de cuja exploração provém o dinheiro dos ricos que financiam as conquistas e os direitos que o socialismo consagra e é a causa dos impactes ambientais que Soares afirma lhe causarem tanto receio.
Desde há muitos anos que dou relevo a questões às quais políticos, como Mário Soares, nunca prestaram atenção, pelo menos nas atitudes que assumiram como governantes e menos, ainda, nas suas exigências de regresso a um passado levianamente gastador, para o que exigem a imediata demissão do Governo.
Ainda até há bem pouco tempo os mais poderosos senhores do mundo desprezavam os tais alertas dos cientistas que, agora, Soares entende deverem ser escutados.
Mas depois de Obama que, finalmente,com tímidas promessas diz ir tomar algumas medidas para contenção dos danos ambientais e dos continuados esforços de Al Gore para chamar a atenção para os riscos graves que a Humanidade corre, Soares toma uma atitude que, a meu ver é mais patética do que respeitável, porque em nada confere com as demais atitudes que tomou e toma, nem com as ideias políticas que defende. 



Sem comentários:

Enviar um comentário