ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

UMA QUESTÃO DE SONHOS

Na antiguidade, os sonhos dos poderosos eram premonitórios. Havia quem os sonhasse e quem os interpretasse e deles tirasse os ensinamentos que podiam evitar as desgraças que o futuro pudesse trazer. Com eles se escolhiam os melhores dias para travar uma batalha ou para a evitar, se descobriam traições, se abortavam conspirações e sei lá mais o que…
Aconteceu com um faraó do Egipto que, depois de haver sonhado com sete vacas magras que devoravam sete vacas gordas, não encontrou nos seus intérpretes oficiais quem algum significado encontrasse em tão estranho sonho.
Foi então que lhe falaram em José, filho de Jacob, preso nas suas masmorras mas reconhecido pela sua capacidade de interpretação dos sonhos. Com ele aprendeu o Faraó o significado da míngua que sempre se segue à fartura e que, em vez do desperdício que a fartura sempre inspira, melhor será guardar o que falta fará mais tarde. E deste modo evitou que durante os sete anos de más colheitas que se seguiram a sete anos de fartura, o seu povo sofresse dura fome, porque teve o bom senso de guardar o que, se não avisado, teria sido, apenas, motivo de esbanjamento.
Há sempre um José qualquer que avisa sobre os maus efeitos dos exageros, sobre as desgraças a que as ambições desmedidas sempre dar lugar. Haverá, até, vários Josés que o fazem que levantam as suas vozes para avisar!
Mas falta o Faraó que os oiça e ponha em prática os ensinamentos dos que interpretam os sinais com que a Natureza sempre nos avisa dos perigos que se avizinham.
Nada melhor do que o bom senso pode livra-nos dos males a que a ganância nos conduz ou evitar as desilusões que a esperança num “salvador” pode causar.
Os sonhos que a ambição ou uma auto-estima exagerada fazem sonhar não passam de ficção delirante leva a pensar em “vagas de fundo” que nos façam generais de exércitos vitoriosos ou em capacidades excepcionais que cremos possuir, capazes de salvar o mundo das desgraças que tantos erros lhe causaram.
Mas porque não acredito em predestinados, sei que apenas um “milagre da multiplicação dos pães”  poderia trazer-nos, de novo, a fartura que julgámos ter e, sem bom senso, delapidámos em gastos excessivos.

Deve ser esse o milagre que Costa e Rui Rio esperam para tornar bem sucedida a aliança que de um fará presidente da república e do outro primeiro-ministro. 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário