ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 19 de julho de 2014

“QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO… “

Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come!
(Greenpeace)


Cada vez são melhor conhecidos os efeitos desta civilização que usa a Terra como sua quinta em vez de a considerar como a sua única casa que é.
Apesar de ser assim, cada vez menos prestamos atenção aos efeitos desta ambição desmedida que, dia a dia, vai destruindo os equilíbrios dos quais depende a vida que, assim, desparecerá a pouco e pouco.
Não prestam atenção aos perigos de uma civilização assassina as manifestações oportunistas dos que, sem os sentir, os mencionam, nem as declarações hipócritas dos que propõem procedimentos que instigam ao consumismo do qual criticam os efeitos. Recentemente me referi à apresentação de um livro que considero um atentado à coerência e ao decoro de quem faz do socialismo o abuso do “bem-estar” que a Natureza não consente e não a justa repartição do que ela, sustentadamente, nos pode dar, aqui ou em qualquer parte do mundo. Como falar do que sentirão os prevaricadores quando tantos milhões que o não são o sofrem já na pele?
Não chegaremos ao extremo de ver a última árvore cair, o ultimo rio secar nem o último peixe ser pescado porque, bem antes disso, sofreremos as consequências dos excessos que cometemos neste capitalismo desenfreado, esbanjador de recursos naturais, ou neste socialismo hipócrita e incapaz de viver sem o dinheiro que o capitalismo lhe proporciona para satisfazer os caprichos que confunde com direitos.
Era minha intenção falar sobre uma notícia que li sobre um estudo feito entre 1970 e 2002 e mostra que, nos últimos 50 anos, metade dos corais das caraíbas desapareceu e o restante tende a desaparecer, mas dei comigo a divagar sobre as preocupações que me causam os excessos de um modo de viver perdulário.
A questão é que a morte dos corais se deve, sobretudo, ao desaparecimento dos peixes que comem as algas que os afectam e os destroem, em consequência da pesca intensiva.

Por todo o mundo, esses habitats riquíssimos e indispensáveis estão a ter problemas sérios que, tal como outros problemas ambientais, afectarão seriamente a nossa vida.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário