ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

E A RÚSSIA ALI TÃO PERTO

Embora seja, ainda, demasiado cedo para tirar conclusões sobre o sucesso ou o fracasso do novo governo grego, a verdade é que as “entradas de leão” que Tsipras e Varoufakis adoptaram para alcançar os objectivos a que se propunham, não estão a ser, no seu balanço global, muito bem sucedidas.
Se em Inglaterra os gregos pareciam ter encontrado eco para as suas reivindicações, o que não surpreendeu ninguém porque o euro é uma espinha cravada na garganta da City, se em França soou o “nim” que o governo de Hollande constantemente faz soar, se em Espanha o Podemos se manifestou nas ruas e em Portugal Catarina Martins e António Costa embandeiraram em arco, a festa acabou pouco depois no BCE onde as decisões têm de ser mais cuidadas porque dívidas perpétuas não passam de perdões de que os gregos já mostraram não saber fazer bom uso, e os demais cidadãos europeus não se sentem disponíveis para financiar os desgovernos da economia grega e os hábitos de um povo que pouco cumpre regras.
E como se tudo isto não bastasse, o encontro de Varoufakis com Wolfgang Schaüble foi a machadada nas hipóteses de uma solução rápida para a crise grega. Foi o acordo da discordância que não parece ter outra saída senão a insistência da Alemanha nos seus propósitos de obrigar os gregos a cumprir as suas obrigações.
Por cá, a recusa de Passos Coelho em participar nos delírios gregos tornará impossível o apoio imediato de Portugal ao modo “syrísico” de conduzir a realização da miragem grega, mas quem sabe se o “ex-socialista” António Costa a não virá a apoiar se, por ventura, a miragem não tiver antes morrido.
Espero que a miragem sim mas não o sonho de fazer voltar a Grécia à realidade, em condições de uma ajuda séria que possa melhorar a sua vida e a de todos os europeus que talvez reparem ser a hora de abrir os olhos para uma realidade que terá de ser vista de um modo diferente, mais natural e mais humano. Nunca, porém, leviano perante uma realidade que se tornou diferente!
Além de tudo isto, não podem passar despercebidos os olhares oportunistas e gulosos da Rússia que, mesmo numa crise financeira aguda que a queda dos preços do petróleo tornam ainda maior, sempre pode fazer como se fazia na União Soviética onde o pão do povo construía as armas com que fazia a guerra fria.
Mas quando a necessidade aperta e o frio do desespero se torna insuportável, até o calor do inferno se torna acolhedor.
Eu ainda alimento a esperança de que a Grécia honre os pergaminhos de berço da democracia que outros “Sócrates” criaram e, em vez de se meter em aventuras exóticas nada próprias de si, decida percorrer um caminho de rigor que justifique a solidariedade de que tem absoluta necessidade. 


Sem comentários:

Enviar um comentário