ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

QUALIDADE OU AUDIÊNCIAS?


Ainda há pouco, comentava Marcelo Rebelo de Sousa o programa da nova Administração da RTP, com mais programas para crianças e para jovens, mais programas culturais, mais produção nacional, melhor informação, etc etc etc, o que levou Judite de Sousa a perguntar-lhe se achava que tal programa seria sustentável, porque uma coisa é a qualidade do que se apresenta e outra coisa são as audiências.
Percebi, finalmente, que os apresentadores dos programas que captam mais atenções sabem como, apesar disso, é muito baixa a sua qualidade.
Mas se é disso que a maioria gosta e tratando-se de canais privados, não se lhes pode negar o direito de apresentarem os programas que mais lhes rendam com a publicidade que as boas audiências granjeiam.
O que me não agrada nada é a conclusão directa que disto posso tirar, a qual revela o nível das audiências em Portugal cuja satisfação, pura e simples, o não fará melhorar.
Então para que elevar o nível de programação da RTP1 cujos custos todos suportamos se, tal como diz a Judite, corre o risco de ser outra RTP2 quase sem audiência?
Não sei responder a esta pergunta que me sugere uma outra que é: para que serve um serviço público que tanta gente reclama mas que tão pouca gente vê?
Ou será que deveria a RTP adoptar também uma “casa de qualquer coisa”, mas de mau gosto com certeza, porque é disso que o povo gosta?

Complicada questão, não é?


Sem comentários:

Enviar um comentário