ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O PARADOXO GREGO


Não ganharia as eleições com um programa muito diferente daquele com o qual, previsivelmente, seria muito difícil convencer a Europa a conceder-lhe a ajuda de que necessita para suavizar a crise profunda na qual se afundou. Assim, o Syrisa criou um paradoxo para o qual, os acontecimentos assim o mostram, não tinham preparada uma solução que jamais passaria por uma atitude de intransigência como a que o governo grego adoptou nas inevitavelmente difíceis negociações com o Eurogrupo.
Apenas uma gestão muito sábia e engenhosa deste paradoxo poderia ter algum sucesso. Muito difícil, contudo, porque a intransigência grega sempre faria com que o êxito de um fosse o insucesso do outro, o que, politicamente, é insustentável.
Pelo voluntarismo da sua campanha, o Syrisa não deixou dúvidas aos gregos quanto à sua determinação em submeter a Europa à sua vontade, porque essa seria a única solução para os seus problemas.
Pela arrogância da sua estratégia, Varoufakis não deixa dúvidas aos europeus quanto aos seus propósitos de os forçar a aceitar as suas exigências.
Pelo seu lado, a Europa não aceita as alterações abruptas que a satisfação das exigências gregas provocaria.
É este o braço de ferro que o syrísico paradoxo gerou e pode chegar àquele ponto de “se eu cair levo-te comigo”, o que, manda o mais vulgar bom senso, que se evite.
Muito mais haveria a lucrar se, em vez desta guerra que os radicais de esquerda apoiam como se fosse a sua vitória, os gregos mostrassem a serenidade da força das razões que possam ter e da vontade firme de comportamentos futuros bem diferentes dos que os conduziram à situação de desespero em que se encontram por exclusiva culpa sua!
A solidariedade é indispensável mas exige contrapartidas, a mais importante das quais é a garantia de que aquele que a aceita nela participe com a maior quota de esforço.

Sem comentários:

Enviar um comentário