ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

UM OUTRO ESTILO DE FILHO PRÓDIGO


Varoufakys, o novo ministro das finanças grego de que a comunicação social já fez um “sex symbol”, faz-me lembrar aquela “parábola do filho pródigo” que a Bíblia conta.
De facto, a Grécia levou já a sua parte da “herança” que desbaratou. Fez dela o que entendeu, até ficar sem nada! De que poderá queixar-se agora? De não ter à sua disposição uma nova herança para esbanjar? Não pode nem deve e será, por certo, por gerações que se contará o tempo em que, por mais solidariedade que desperte, sofrerá as consequências do forrobodó que foi a sua economia, do modo de viver indisciplinado do seu povo, de um clima ameno e de uma terra linda que não convidam nada a trabalhar…
Mas tal não significa que não seja bem recebida no seu regresso à realidade, porém sem a presunção de querer mais, ainda mais, como a arrogância do seu novo governo começou por exigir.
As entradas de leão têm destas coisas que nos podem levar a ter de baixar a cabeça e a meter o rabo entre as pernas se, em vez da compostura que a realidade recomenda, fizermos exigências que o nosso comportamento passado não justifica.
Não vejo com bons olhos a arrogância das exigências gregas e menos ainda as ameaças e as chantagens que passaram a ser o seu plano B no qual farão da Rússia, da China ou dos estados Unidos os seus banqueiros, enquanto verão, como dizem, serem Portugal e a Itália os próximos a ser esmagados na derrocada do Euro que a saída da Grécia provocará!
Lembro-me de muitas atitudes deste tipo ao longo da minha vida que, tanto quanto me lembro, não deram os frutos que quem as tomou esperava porque, como sempre ouvi dizer “não é com vinagre que se apanham moscas”.
Espero, por isso, que o bom senso da Grécia acorde a tempo de evitar as más vontades que a arrogância sempre suscita e, em vez dela, desperte a vontade de  mudanças vantajosas que a todos muito bem fariam.


Sem comentários:

Enviar um comentário