ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 14 de junho de 2014

MANTEIGAS CRESCEU OU MINGUOU?

É interessantíssimo olhar atentamente as duas fotografias tiradas com um intervalo de cerca de 70 anos. A mais antiga foi feita pelo meu pai. A outra fi-la eu recentemente.
Lembro-me bem da Vila de Manteigas com uma dimensão urbana reduzida como mostra a fotografia do meu pai, mas que o tempo foi fazendo crescer até quase preencher completamente aquela zona 
do Vale que o Glaciar alargou.
Manteigas ocupa hoje uma área que, sem temer graves erros de avaliação, poderei dizer quase umas dez vezes maior mas, curiosamente, sem mais habitantes do que então!
Desde os tempos da fotografia mais antiga, a população de Manteigas cresceu para, depois, ao longo dos últimos 30 anos, se reduzir a metade!
Há menos nascimentos e, mesmo com um decréscimo enorme da mortalidade infantil, Manteigas envelhece e despovoa-se, sem nada ou pouco fazer por si, sem retirar dos recursos dos quais dispõe, as vantagens que eles lhes poderiam dar para dela fazer uma comunidade próspera.
Muitos manteiguenses partiram para os quatro cantos do mundo e são, hoje, uma diáspora das mais notáveis. Encontram-se por todo o lado e muitos deles são, até, muito bem sucedidos.
Por vezes levam com eles usos, costumes e até crenças sem as quais se não sentem bem porque um manteiguense o é para sempre!

Mas deixar chegar Manteigas a este ponto a que chegou…
Mesmo assim, o Concelho de Manteigas é um lugar dos mais belos de Portugal, onde se encontram pequenas maravilhas e condições de vida quase já inexistentes em muitos outros lugares.


Sem comentários:

Enviar um comentário