ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

QUAL MUDANÇA?

Olho os números, aprecio as situações, imagino o que o futuro nos poderá trazer por esta via que trilhamos e fico muito preocupado.
Por exemplo, quando as estatísticas mostram que cerca de um terço da “riqueza nacional” resulta de impostos, o que significa uma carga fiscal excessivamente elevada mas que, mesmo assim, não é bastante para evitar que Portugal continue a acumular défices e, apesar disso, são condicionadas decisões que nos empurram para mais aumentos de impostos, só posso esperar um futuro muito complicado!
De facto, apesar das melhorias significativas em relação à situação que obrigou ao resgate financeiro, não me parecem bastantes nem sequer suficientemente auspiciosos os resultados já alcançados, pois não pode ser aceitável uma perspectiva tão longínqua de recuperação que uma economia mundial cheia de problemas pode ainda mais prolongar.
Mas maior problema é que, para além das críticas que oiço fazer à governação que outro caminho não segue senão o de ir na onda dos disparates que todos por esse mundo fazem, não me dou conta de propostas de solução adequadas às condições em que teremos de construir o nosso futuro, apesar dos insistentes pedidos para a demissão do governo.
Deste modo, que sentido têm essas exigências de mudança e que sentido teve o pedido formal que o PCP fez ao Presidente da República que, como ouvi de Jerónimo de Sousa, teria a virtude de devolver a palavra ao povo que, por certo, nada de concreto diria a não ser votar na convicção de que mudar seja bastante, vote lá em quem votar?
Mas é este o projecto de mudança que o PCP propõe?
Uma mudança precipitada poderá ser, direi mesmo que será porque a experiência o confirma, a pior forma de fazer a mudança que, mais cedo ou mais tarde e mesmo sem a prepararmos, acabará por acontecer, mas da pior forma.
Quanto ao PS, qual é o seu projecto? O de Seguro ou o de Costa? Com qual projecto, dos dois que, afinal, nem sequer o são, o PS pedirá a confiança dos portugueses nas eleições antecipadas que também deseja?


Sem comentários:

Enviar um comentário