ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BILIÕES, PONTOS E VÍRGULAS


Eu gostava de poder fazer um juízo qualquer depois do que tenho ouvido no inquérito ao caso BES a decorrer na Assembleia da República.
Mas que juízo posso eu fazer no meio de tanta confusão que envolve afirmações firmes e o seu peremptório desmentido, fala de cupões e de outras coisas que eu nem entendo, além de números astronómicos de quantias que nem imagino o que sejam?
Eu sei lá o que sejam seis biliões de euros? Ou serão apenas seis mil milhões? Uma quantia ou outra é coisa que a minha modesta dimensão de cidadão comum não alcança.
Mas uma coisa eu sei e José Maria Richiardi demonstrou saber também, apesar de o não usar. É que biliões e milhares de milhões não são a mesma coisa porque um bilião é, apenas, um milhar de milhares de milhões!
Mas para aqueles financeiros é tudo a mesma coisa porque Portugal é pequeno demais para ser o seu mundo e, sendo assim, adoptam uma linguagem mais universal, com ela contribuindo para esta dúvida que sempre me fica quando oiço alguém falar de biliões. Do que estará a falar?
Mas o que para eles poderá ser uma demonstração de saber, para mim não passa de ignorância porque a linguagem correcta é a única que nos pode evitar dúvidas e em Portugal a linguagem correcta é o português mais as regras que estejam em vigor.
Por isso, aqueles “biliões” eram, de facto, milhares de milhões.
E para concluir este responso à ignorância pretensiosa, resta-me dizer que “dois ponto três” ou “cinco ponto quatro”, como outro qualquer coisa ponto também, é outro pretensiosismo ignorante porque confunde pontos com vírgulas e, por isso, não distingue o que não é nada do que podia ser alguma coisa.
5.3 não é nada. 5,3 são cinco unidades e três décimas.
Mas o responso é para todos, para os inquiridos e para os inquiridores, porque todos sofrem do mesmo mal! Mas mais até para os que na AR representam um país do qual não parecem conhecer bem nem a linguagem nem as regras...


Sem comentários:

Enviar um comentário