ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

OS COMPROMISSOS DE COSTA


Tem sido estranho o comportamento de António Costa que, creio, está convencido de ser ele quem será o escolhido para governar o país depois de 2015. Do que se lhe tem ouvido, tanto parece ser a “esquerda” a sua preferência para alianças pós-eleitorais como poderá ser a “direita” a sua escolha se, porventura, não tiver a maioria que deseja.
Pelo menos é a segunda hipótese a que parece mais provável depois do encontro que, a seu pedido, o primeiro-ministro lhe concedeu.
Dizem as notícias que, nesse encontro, António Costa defendeu um compromisso para que o país tenha um projecto comum, o qual, no entanto, apenas seria válido depois das eleições!
Quanto ao projecto comum, não tenho a menor dúvida de que é isso de que Portugal precisa para se ver livre da situação pantanosa em que tem vivido, quanto mais depressa melhor.
É aqui que começa o meu espanto ou talvez não, porque já me não restam dúvidas àcerca do oportunismo desta aventura de Costa para a retoma do poder pelo PS, para com ele fazer o que ainda não quis dizer, concretamente, o que será. 
Senão, porque não propõe Costa que tal compromisso se inicie já em vez de, como diz, Portugal se enterrar ainda mais com esta governação?
Ser-lhe-ia fácil realizar, de imediato, um tal propósito já que Passos Coelho o tem pedido desde há muito tempo. Passos Coelho não poderia recusá-lo agora!
Mas, pelos vistos, a situação não será assim tão má para nos podermos dar ao luxo de deixar passar mais um ano antes de iniciar um forte esforço para melhorar o futuro.
É muito estranha esta proposta que, pelos vistos, Costa fez sem cerimónia ou, sequer, qualquer preocupação pela evidência do oportunismo a que, pelo menos aparentemente, ela corresponde. Se o não for, serão outras as dúvidas que se me colocam.
Se fosse necessário demonstrar como a maioria dos nossos políticos pensa em si bem antes de pensar no país, de pensar em todos nós e nos problemas que nos causam as suas lutas pelo poder, esta atitude seria uma prova inequívoca disso mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário