ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A REALIDADE É TAL COMO É OU COMO SE FAZ CRER QUE SEJA?!


“O PS olha para o país e vê coisas diferentes das que vê o Governo”. Esta “notícia” que acabo de escutar é uma verdade que não surpreende ninguém porque outra não seria de esperar de quem persegue o poder com a ansiedade de quem luta pela vida que os longos afastamentos comprometem.
Depois joga-se com chavões e com números que nada mais são do que previsões, estimativas falíveis de longo prazo que, dizem alguns, desmentem as que o Governo faz. E não entendo como previsões em que as diferenças não passam de uma ou duas décimas para cima ou para baixo possam ser tão significativas que permitam falar em erro ou desmentido. Tanto mais quanto factos e circunstâncias que não dependem de nós continuam a ser os factores dominantes num mundo que não dá mostras de ser capaz de dominar as crises que, ora aqui ora ali, parecem não se deixar controlar.
É pena que seja assim e que, em vez de olhar a realidade tal como é para melhor a enfrentar, se veja o que mais conviria que ela fosse para para conquistar o poder e, com isso, defender interesses próprios em vez de pugnar pelos de todos como deveria ser ponto de honra dos políticos a quem pagamos e concedemos privilégios, em vez de defendermos o direito que temos de cuidar dos nossos.
Infelizmente não consigo ouvir, nos comentários sistematicamente demeritórios que são feitos, razões compreensíveis, pequenas que sejam, por entre as afirmações sem nexo que, por serem simplesmente maldizer, não são prova das críticas que fazem.
Não será assim que os nossos problemas se resolverão, que a austeridade será aliviada, que um futuro melhor será assegurado.
Faz pena sentir que continuamos a alimentar vaidades, a aceitar manobras e a permitir incompetências que nos custam muito caro e acabam por tornar mais dura a vida que vivemos.
Quando exigiremos que a realidade seja vista tal como é, que as forças políticas se unam para construir em vez de desfazer e os políticos cumpram a sua função de administrar o bem comum que se deveria sobrepor aos seus interesses pessoais ou de grupo?
Seria o bom senso que eu gostaria que fosse a marca de um Novo Ano em que, infelizmente o creio, será mais fácil prever despiques destruidores do que consensos construtivos.
Veremos!


Sem comentários:

Enviar um comentário