ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 23 de junho de 2015

A LIÇÃO DA TAP


O Jornal De Negócios dá conta de como a greve dos pilotos degradou a imagem da TAP, falando mesmo de “estrago valente”.
Isto significa que os prejuízos directos contabilizados, apesar de enormes, não passarão de apenas uma parte dos que a greve efectivamente causará pois, no futuro próximo, a perda de clientes a que a degradação da imagem dá lugar, provocará muitos mais.
Talvez fosse, até, esse o propósito da greve que, a ninguém passou despercebido, pretendeu evitar a venda de parte da companhia apesar de, com isso, impedirem também o financiamento urgente de que a TAP necessita para se manter.
Um problema ao nível do ambiente de trabalho influenciou directamente a percepção sobre o produto e o serviço”. E quanto à greve de 10 feita pelos pilotos, “afectou a força e o valor financeiro da marca”, degradou a sua “reputação, pois os colaboradores são dos principais embaixadores da sua construção”.
E, com isto, não posso deixar de recordar as consequências de outras greves passadas em grandes empresas que, em consequência dos seus efeitos, acabaram por desaparecer, assim provocando milhares de desempregados. Penso em como foi desmantelada a Lisnave, além de outras, e em como, também, os trabalhadores de algumas evitaram o mesmo destino que lhes garantiria o desemprego, aceitando a realidade, negociando e compatibilizando os seus interesses com os dos seus empregadores.
E não dá para não pensar sobre a razão pela qual as privatizações são tão indesejadas pelos trabalhadores, por que os sindicatos tanto insistem nas greves em vez de aceitarem a razoabilidade de negociações.
As empresas dão prejuízos que comprometem o seu futuro mas, mesmo assim, os trabalhadores opõem-se às privatizações ou a gestões privadas que as rentabilizem por temerem os despedimentos a que possam dar lugar! Será que os evitam se os prejuízos continuarem a acumular-se?
Terá sido por isso que dois terços da TAP foram vendidos por um valor inferior ao de um jogador de futebol?
Bem vista a sua situação financeira, até parece que o estado deveria ter pago a alguém que o livrasse de tamanhos prejuízos que a desvalorização resultante de uma greve inútil mais agravou!


Sem comentários:

Enviar um comentário