ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 13 de junho de 2015

OS TROCADILHOS DE COSTA


Obviamente, a arte maior dos políticos é a de fazer crer que é, aquilo que lhes convém que seja. Tantas vezes já o disse que me custa repeti-lo. Mas há circunstâncias que exigem que o faça, o repita quantas vezes forem necessárias, sobretudo quando os raciocínios manhosos que envolvem são ofensivos até da inteligência mais discreta.
Diz o FMI, contrariando o Governo, que Portugal não cumprirá a meta do défice se não fizer cortes adicionais na despesa, o que significa que a austeridade que impôs ficou aquém da que as circunstâncias exigiriam.
Em primeiro lugar, esta afirmação do FMI não passa da previsão de um resultado para cuja avaliação o Governo possui, decerto, mais informação e, por isso, não existem razões poderosas que levem a tomá-la como uma indiscutível verdade.
Depois, a ser verdade, significará que austeridade que Costa considera excessiva teria sido, afinal, insuficiente.
Não consigo, por isso, entender a lógica que leva Costa a afirmar que “até os amigos do Governo confirmam (que falhou)” e, tendo falhado, há que mudar de política para se conseguirem os resultados desejados que, segundo o FMI, se conseguiriam com mais austeridade!
Fará algum sentido aceitar uma afirmação negando as premissas que a fundamentam? Não creio que faça porque tal seria um contra-senso.
Sem discutir as políticas que seriam ou não as melhores, ainda que não veja alternativa à austeridade razoável que a exiguidade real imponha, não posso deixar de condenar a truculência oportunista de quem se propõe governar o meu país e de me preocupar com o modo como, assim, vai influenciar a minha vida.
Se a solução de Costa é a do salto para frente como a que tanto elogiou ao Syrisa, será de temer que as consequências sejam as que para os gregos se antevêem e a curto prazo…


Sem comentários:

Enviar um comentário